Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

INFLUÊNCIA DA COMBINAÇÃO CALCÁRIOGESSO AGRÍCOLA NA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA DO SISTEMA RADICULAR E DA PARTE AÉREA DO CAPIM ANDROPOGON (Andropogon gayanus Kunth var. bisquamulatus cv. Planaltina)

Fátima Rodrigues, Jaqueline; Aparecido de Aquino Guedes, Geraldo; Martins Ferreira, MozarT; Ricardo Evangelista, Antonio.
Ci. Anim. bras.; 3(2): 1-6, 2002.
Artigo em Português | VETINDEX-Express | ID: vti-713144

Resumo

O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Ciência do Solo/UFLA, com o objetivo de testar diferentes combinações de calcáriogesso agrícola na produção de matéria seca do sistema radicular e da parte aérea da gramínea (Andropogon gayanus Kunth var. bisquamulatus cv. Planaltina), em latossolo vermelho-amarelo, proveniente da região dos Campos das Vertentes, MG. Foi adotado o delineamento experimental, em blocos casualizados, esquema fatorial 2 x 5, e foram combinados calcário calcítico (1,3 t.ha-1) e dolomítico (1,6 t.ha-1), com cinco doses de gesso agrícola (0,00; 0,38; 0,75; 1,13 e 1,50 t,ha-1), em quatro repetições. Empregaram-se colunas de PVC com 20 cm de diâmetro, divididas em duas seções de 15 cm de altura, unidas por fita adesiva e vedadas ao fundo com pratos plásticos. Foram feitos três cortes na parte aérea, e as raízes foram coletadas nas profundidades de 0-15 e 15-30 cm. De modo geral, a interação calcáriogesso se mostrou significativa sobre o crescimento da espécie estudada, que respondeu em termos de produção de matéria seca da parte aérea às doses de gesso, independentemente do tipo de calcário utilizado. A produção de matéria seca do sistema radicular na profundidade de 15-30 cm foi bastante dependente da aplicação de gesso, o que confirma a sua importância na correção da camada subsuperficial. PALAVRAS-CHAVE: Andropogon gayanus, calcári
Biblioteca responsável: BR68.1