Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação do efeito do uso de conservante e dos diferentes momentos de coleta para a determinação de iodo na urina / The effect of the use of preservative and of the different samples collection times on the iodine determination in urine

Catarino, Regina Maria; Pereira, Juliana Martinez; Ferreira, Jerenice Esdras; Duarte, Glaucia Cruzes; Braga, Patrícia Emília; Maeda, Marina Yoshiê Sakamoto; Santos, Raimunda Telma de Macêdo.
R. Inst. Adolfo Lutz; 71(2): 392-399, abr.-jun. 2012. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8391

Resumo

A determinação do iodo urinário é o marcador bioquímico mais utilizado para avaliação de suas concentrações, auxiliando em estudos epidemiológicos e na clínica médica. Neste trabalho, foi avaliado o efeito do uso de conservante na coleta de urina em frasco coletor, nos períodos antes (A) e após (B) o almoço, e nas amostras distribuídas em tubos com (C) e sem (S) conservante para determinar as concentrações de iodo e creatinina. A dosagem de creatinina foi utilizada para aferir a função renal. Foram analisadas amostras de 20 indivíduos entre 18 a 40 anos de ambos os sexos. Houve concordância nas concentrações de iodo no (A), sendo o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) = 0,769 nos tubos (C) e CCI = 0,724 nos tubos (S), assim como entre (A) CCI = 0,941 e (B) CCI = 0,983. Não houve concordância nas concentrações de creatinina nos tubos (C) CCI = 0,369 e (S) CCI = 0,264 nos dois períodos e, também, entre (A) (CCI =0,916) e (B) (CCI = 0,998). Por não terem sido detectadas variações nas concentrações de iodo nas amostras de urina, ambos os tubos, (C) ou (S), podem ser utilizados com igual confiabilidade. Não foi detecta da variabilidade na determinação de iodo na amostras de urina coletadas nos períodos (A) e (B). (AU)
Biblioteca responsável: BR76.1
Localização: BR68.1