Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Efeito dos diferentes métodos de cocção sobre os teores de nutrientes em brócolis (Brassica oleracea L. var. italica) / Effect of different cooking methods on the nutrient contents in broccoli (Brassica oleracea L. var. Italica)

Alves, Natália Elizabeth Galdino; Paula, Laura Ribeiro de; Amaral, Cláudia Antônia Alcântara; Freitas, Maria Tereza de; Cunha, Aureliano Claret da.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(4): 507-513, out.-dez. 2011. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8440

Resumo

Os brócolis contêm quantidades relevantes de vitaminas e minerais e, nestes vegetais in natura os teores de potássio e vitamina C são >30 por cento da IDR (ingestão diária recomendada). As formas de transferência de calor, intensidade da temperatura, duração do processo e meio de cocção utilizados são fatores que acarretam alterações nas características químicas, físicas e nutricionais do alimento. Neste estudo os teores de umidade, vitamina C, potássio, cálcio e fósforo foram avaliados em brócolis submetidos a diferentes técnicas de cocção (panela a vapor, forno combinado, forno de micro-ondas, ebulição e fogo brando). Nos brócolis in natura os teores de potássio e vitamina C foram, respectivamente, de 229,23 ± 7,88 e 50,79 ±6,55 mg/100 g. Comparando-se esses teores com aqueles obtidos pelas técnicas de panela a vapor e forno combinado não houve diferenças significativas, ao contrário dos resultados observados para as demais metodologias. Houve perdas significativas de teores de fósforo e cálcio em todas as técnicas de cocção, em comparação aos brócolis in natura. A cocção na panela a vapor e no forno combinado foram as técnicas que preservaram mais adequadamente os teores de vitamina C e potássio. A retenção de nutrientes é o fator preponderante na indicação de procedimentos de cocção. (AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1