INSTITUIÇÕES E PRÁTICAS ESCOLARES COMO REPRESENTAÇÕES DE MODERNIDADE EM PELOTAS (1910-1930): Imagens e imprensa
Oliveira, Maria Augusta Martiarena De.
Tese
em Português
| VETTESES
| ID: vtt-2203
Resumo
Esta pesquisa dedica-se à análise da cultura escolar (instituições e práticas escolares), os quais foram utilizados como elementos de distinção social da elite pelotense, na busca em demonstrar a modernidade nas práticas e instituições relacionadas ao referido grupo. Para a realização de tal investigação, foram utilizadas fontes escritas e iconográficas, extraídas da imprensa da cidade de Pelotas e de documentos oficiais. O recorte temporal desta investigação se insere entre as décadas de 1910 e 1930, período caracterizado como um contexto de transição. Acredita-se que, nessa conjuntura, a elite Pelotense utilizou as instituições educacionais e suas práticas escolares como representações da modernidade educacional e urbana. Para a realização desta pesquisa buscou-se formar um referencial teórico embasado na Nova História Cultural, especialmente em Le Goff e Burke. Para trabalhar com imagens optou-se por uma aproximação com autores tais como Kossoy, Freund, Bauret, Fabris e Leite. Com relação à imprensa utilizou-se, principalmente, Luca e Bastos. Sobre a história das instituições educacionais, cultura escolar e arquitetura escolar, encontrou-se embasamento especialmente em Frago, Escolano, Julia, Werle, Magalhães e Bencostta. Para a contextualização do período estudado, utilizou-se, notadamente, Nagle, Carvalho, Faria Filho e Souza, em âmbito nacional, e Corsetti, Pesavento e Tambara, em âmbito regional. Com relação ao conceito de elite e distinção, optou-se pela abordagem de Bourdieu. A análise das fontes aliada ao embasamento teórico permitiu a percepção de como determinadas práticas, notadamente o escotismo, as exposições de trabalhos manuais e as festas cívicas foram utilizadas para afirmar a atualização da elite pelotense no que tange à modernidade. Além disso, algumas instituições encontravam-se diretamente ligadas ao ideário da elite, como por exemplo, a Escola de Agronomia e Veterinária. Neste estudo, percebe-se a clara diferenciação entre a educação das camadas populares e a educação das elites. Destaca-se, ainda, o papel da filantropia na visibilidade do referido grupo
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BR68.1