Paragangliomas cervicais: experiência de 114 casos em 14 anos / Cervical paragangliomas: experience of 114 cases in 14 years
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.)
; Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);87(2): 127-131, mar.-abr. 2021. tab, graf
Article
in En, Pt
| LILACS
| ID: biblio-1249345
Responsible library:
BR1.1
RESUMO
Resumo Introdução e objetivo:
Relatar a experiência de um único centro com casos de paraganglioma do corpo carotídeo tratados pelo mesmo cirurgião em uma cidade com alta prevalência de paragangliomas devido à alta altitude.Método:
Foram investigados retrospectivamente os dados demográficos, clinico-patológicos e radiológicos de 104 pacientes com diagnóstico de paragangliomas cervicais entre 2003 e 2017. Os pacientes foram classificados de acordo com a classificação de Shamblin.Resultados:
Neste estudo, foram incluídos 104 pacientes (33 homens e 71 mulheres, com média de 54,6 ± 13 anos, entre 2003 e 2017) com diagnóstico de paraganglioma cervical na bifurcação carotídea. Entre esses pacientes, 10 tinham tumores bilaterais e, no total, 114 paragangliomas foram tratados nesse período. O diâmetro médio dos tumores foi de 5,12 ± 1,45 cm. Um tumor maligno foi determinado em apenas um (0,9%) paciente. Todos os pacientes foram operados. Em 12 pacientes com diâmetro do tumor maior do que 5 cm, foi possível fazer embolização pré-operatória com molas; em 14 pacientes, foi feita embolização angiográfica e em 4 pacientes foram aplicadas injeções de agentes esclerosantes. Após o tratamento cirúrgico, paralisia facial foi observada em 2 pacientes, disfagia em um, síndrome de Horner em um e rouquidão em 7. Todas essas complicações melhoraram durante o acompanhamento. Não foi relatada mortalidade.Conclusão:
A cirurgia é o tratamento definitivo em pacientes com paragangliomas cervicais. Embora possa ser difícil em pacientes com os tipos avançados de Shamblin, em mãos experientes as taxas de complicações são muito baixas.Key words
Full text:
1
Index:
LILACS
Main subject:
Paraganglioma
/
Carotid Body Tumor
/
Embolization, Therapeutic
Type of study:
Observational_studies
/
Risk_factors_studies
Limits:
Adolescent
/
Aged
/
Female
/
Humans
/
Male
Language:
En
/
Pt
Journal:
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.)
Journal subject:
OTORRINOLARINGOLOGIA
Year:
2021
Type:
Article