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Realidade virtual na função motora de membros inferiores pós-acidente vascular encefálico / Virtual reality applied to the lower limb motor function in post-stroke individuals
Oliveira, Marcos Paulo Braz; Ferreira, Daiane Marques; Silva, Josie Resende Torres; Silva, Andreia Maria; Lobato, Daniel Ferreira Moreira; Kosour, Carolina; Reis, Luciana Maria.
  • Oliveira, Marcos Paulo Braz; Universidade Federal de Alfenas. Alfenas. BR
  • Ferreira, Daiane Marques; Universidade Federal de Alfenas. Alfenas. BR
  • Silva, Josie Resende Torres; Universidade Federal de Alfenas. Alfenas. BR
  • Silva, Andreia Maria; Universidade Federal de Alfenas. Alfenas. BR
  • Lobato, Daniel Ferreira Moreira; Universidade Federal de Alfenas. Alfenas. BR
  • Kosour, Carolina; Universidade Federal de Alfenas. Alfenas. BR
  • Reis, Luciana Maria; Universidade Federal de Alfenas. Alfenas. BR
Acta fisiátrica ; 23(3): 135-139, set. 2016. ilus
Article in English, Portuguese | LILACS | ID: biblio-849020
RESUMO
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) pode gerar importantes alterações motoras, de tônus e sensitivas. A realidade virtual (RV), voltada para reabilitação, pode trazer benefícios em relação à aptidão física, atividades motoras e de equilíbrio.

Objetivo:

Investigar o efeito da terapia por RV no equilíbrio estático e dinâmico, descarga de peso no membro inferior afetado, tônus e recrutamento muscular, independência funcional e função sensório-motora de indivíduos pós-AVE.

Métodos:

Trata-se de estudo clínico, quasi-experimental e prospectivo em 6 indivíduos com diagnóstico de AVE. Antes e após intervenção com Nintendo Wii Fit Plus os indivíduos foram avaliados pela Escala de Equilíbrio de Berg, Timed "Up and Go", Índice do Andar Dinâmico; Teste de Marcha (TM); Escala Modificada de Ashworth (EMA); Eletromiografia; Índice de Barthel e Escala Fugl Meyer (EFM). Para análise estatística utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov, teste t e Wilcoxon. Foi adotado P 80%.

Resultados:

No TM inicial da 1ª e 15ª sessão (p = 0,03; d = 1,96; P = 96%), EMA dos músculos extensores de quadril (p = 0,04; d = 3,77; P 99%) e joelho (p = 0,04; d = 3,23; P = 99%) e flexores plantares (p = 0,01; d = 3,18; P = 99%) e EFM nas dimensões coordenação/velocidade (p = 0,02; d = 6,74; P = 100%) e sensibilidade (p = 0,01), foram observados resultados significativos com grande efeito e Power > 90%. Nos demais instrumentos não foram encontrados valores significativos.

Conclusão:

O programa de reabilitação, por RV, foi eficaz na melhora da descarga de peso no membro inferior afetado, tônus muscular e função sensório-motora nos indivíduos do estudo
ABSTRACT
Strokes can generate significant motor, tonic and sensitive changes. Virtual reality (RV), focused on rehabilitation, can bring several benefits such as improvements on physical fitness, motor skills and balance.

Objective:

To assess the effects of the RV intervention to the static and dynamic balance, weight load on the affected limb, tone and muscle recruitment, functional independence and sensorimotor function in post-stroke individuals.

Methods:

Quasi-experimental and prospective clinical study with 6 subjects with diagnosis of stroke. Before and after the intervention with Nintendo Wii Fit Plus, the subjects were assessed by the Berg Balance Scale, Timed "Up and Go" and Dynamic Floor Index; Gait Test (GT); Modified Ashworth Scale (MAS); Electromyography; Barthel Index and Fugl-Meyer Scale (FMS). The Statistical analysis used Kolmogorov-Smirnov test, t test and Wilcoxon.

Results:

The 1st and 15th session evaluations have shown that GT (p = 0.03, d = 1.96, P = 96%), MAS for hip extensor muscles (p = 0.04; d = 3.77; P = 99%), knee extensors (p = 0.04; d = 3.23; P = 99%), plantar flexors (p = 0.01; d = 3.18; P = 99%), FMS in coordination/velocity dimensions (p = 0.02; d = 6.74; P = 100%) and sensitivity (p = 0.01) presented significant results, large effect size and power above 90%. Significant values were not found to the other evaluations.

Conclusion:

The RV rehabilitation program was effective and improved the weight-load in affected limb, muscle tone and sensorimotor function of the

subjects:

Subject(s)


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Lower Extremity / Postural Balance / Virtual Reality Exposure Therapy / Stroke Rehabilitation Type of study: Observational study Limits: Humans Language: English / Portuguese Journal: Acta fisiátrica Journal subject: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Year: 2016 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Universidade Federal de Alfenas/BR

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