Potencial erosivo de doces azedos (sour candies) dissolvidos em água e saliva artificial
RFO UPF
; 22(2): 177-181, 08/01/2018.
Article
in Pt
| LILACS
| ID: biblio-877708
Responsible library:
BR1539.9
RESUMO
O consumo frequente de balas e doces ácidos está associado a etiologia da erosão dental. Objetivo:
o objetivo deste estudo é mensurar o potencial erosivo de doces azedos (sour candies) dissolvidos em água e saliva artificial. Materiais emétodo:
os doces Sour Tubes Ácido Fini® sabores maçã verde, tutti frutti, morango e melancia foram selecionados e divididos em 2 grupos â doces dissolvidos em água destilada (G-1) e doces dissolvidos em saliva artificial (G-2). O pH foi mensurado utilizando potenciômetro e eletrodo combinado de vidro, previamente calibrado com soluções padrão pH 7,0 e pH 4,0 antes de cada leitura. A acidez titulável foi mensurada adicionando-se alíquotas de 100 µL NaOH 1M, até alcançar o pH 5,5. Os resultados foram submetidos à Análise de Variância (Anova), e as comparações das médias foram realizadas pelo teste Tukey, em um nível de 5% de significância (p<0,05).Resultados:
todas as balas apresentaram valores de pH abaixo de 5,5, quando dissolvidas em água (G-1) e saliva artificial (G-2). Na comparação entre os grupos, houve elevação significante do pH após dissolução em saliva artificial (G-2). A acidez titulável mostrou-se menor no grupo G-2.Conclusão:
todos os doces ácidos dissolvidos em água e saliva artificial são potencialmente erosivos, podendo contribuir para a etiologia da erosão dental.
Full text:
1
Index:
LILACS
Language:
Pt
Journal:
RFO UPF
Journal subject:
ODONTOLOGIA
Year:
2018
Type:
Article