Tratamento do choque na criança / Shock therapy in children
J. pediatr. (Rio J.)
; J. pediatr. (Rio J.);75(supl.2): S185-S196, dez. 1999. ilus, tab
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-256362
Responsible library:
BR3.1
RESUMO
Objetivo:
revisar as bases teóricas das abordagens terapêuticas voltadas para a ressuscitação volumétrica do lactente em choque e o processo evolutivo que levam ao suporte farmacológico à circulação.Métodos:
Foram obtidos referências de busca computadorizadas na Biblioteca Nacional de Medicina (Medline), artigos recentes de revisão e arquivos pessoais.Resultados:
Choque e choque séptico são importantes causas de morbidade e mortalidade em crianças criticamente doentes. O choque séptico é um processo de doença extremamente complexo que conduz à disfução múltipla de órgãos. Sua apresentação pode ser sutil ou catastrófica. Um mmanejo bem sucedido depende de uma compreesão do fisiopatologia da síndrome e exige uma ressuscitação rápida e apropriada. O tratamento freqüentemente requer correção agressiva de déficit de volume, manutenção de perfusão adequada com inotrópicos e vasopressores, ventilação mecânica e outras terapias.Conclusões:
O manejo do choque nas crianças representa um desafio para o pediatra. Instabilidade hemodinâmica e respiratória devem ser antecipadas. Sau manejo requer intervenção multissistêmica e cuidadosa
Search on Google
Index:
LILACS
Main subject:
Shock, Septic
/
Catecholamines
/
Colloids
/
Intensive Care Units
Limits:
Child
/
Child, preschool
/
Humans
/
Infant
Language:
Pt
Journal:
J. pediatr. (Rio J.)
Journal subject:
PEDIATRIA
Year:
1999
Type:
Article