Infecção experimental em Biophalaria straminea (Dunker 1848) pigmentado e albino com Schistosoma mansoni, prcedente de área endêmica em Belém, Pará, Brasil / Experimental infection of pigmented and albino Biomphalaria straminea strains with Schistosoma mansoni (Dunker 1848), from endemic area in Belém, Pará, Brazil
Rev. para. med
; 16(2): 13-15, abr.-jun. 2002. tab
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-318849
Responsible library:
BR3.1
RESUMO
Introdução:
A dispersão do Biomphalaria straminea pigmentado em Belém, Pa. foi assinalado por Costa (1952). O encontro e estudo do Biomphalaria straminea variedade albina, nesta mesma área de transmissão, não tem registro bibliográfico.Objetivo:
Estudar a suscetibilidade das variedades pigmentado e albino de B. straminea, colonizados em laboratório e infectá-las com cepa de Schistosoma mansoni isolada da mesma área e com adaptação prévia em laboratório.Método:
Realizadas infecções em85 espécimes de B.straminea pigmentados, os quais foram expostos a 8 miracídios. O mesmo procedimento foi usado em 200 espécimes de B.straminea albina, expostos a 10 miracídios e depois observados durante 80 dias. Para o grupo controle foram utilizados B.glabrata coletados na área e colonizados previamente em laboratório.Resultados:
Os caramujos B.straminea pigmentados mostram-se suscetíveis para uma cepa de S.mansoni. Por outro lado, a variedade albina, mostrou-se refratária a esta cepa e, também, para outra, esta isolada de paciente de outro Estado, ambas utilizadas nos testes.Conclusão:
Com esse resultado, podemos concluir que os criadouros habitados por B.straminea variedade albina não constituirão perigode transmissão de esquistossomose nos bairros do Telégrafo e Sacramenta na cidade de Belém, Pará
Search on Google
Index:
LILACS
Main subject:
Biomphalaria
Limits:
Female
/
Humans
/
Male
Country/Region as subject:
America do sul
/
Brasil
Language:
Pt
Journal:
Rev. para. med
Journal subject:
MEDICINA
Year:
2002
Type:
Article