As nove premissas anestesiológicas da Bíblia
Rev. bras. anestesiol
; Rev. bras. anestesiol;53(1): 127-136, jan.-fev. 2003.
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in Pt, En
| LILACS
| ID: lil-335048
Responsible library:
BR14.1
RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:
Os autores fazem uma análise histórica de nove premissas inerentes à prática anestésica que já estäo referenciadas na Bíblia há mais de 3.000 anos (Velho Testamento). Drogas anestésicas e adjuvantes, pacientes, atitudes e técnicas do anestesiologista säo discutidas à luz da Bíblia e da ciência moderna. CONTEUDO Para facilitar a compreensäo, as nove premissas estudadas estäo correlacionadas com o livro citado da Bíblia I - Jeová, o pioneiro da anestesia inalatória - Gên 2; II- Efeito hipnótico e amnéstico do álcool - Prov. 20, Gên. 19, Marc. 15; III - O Caos e a Cronobiologia relacionados à Anestesia - Gên. 1, Ecles. 3; IV - A Estereoisomeria dos anestésicos - Ecles. 42, Gên. 1; V - A ressuscitaçäo cardiorrespiratória realizada por Elias e Eliseu - Gên. 2; Reis III 17, Reis IV 4; VI - A tocoanalgesia - Gên. 3, Apoc. 12, Gên. 35 e morte materna pós-parto de Raquel - Ex. 1; VII - A "proibiçäo de comer" ou transfundir sangue na testemunha de Jeová - Lev. 7,17; VIII - A acidose no tratamento de convulsäo epiléptica - Mat. 17; IX - Da morte na cruz por choque hipovolêmico - Marc. 15, João 19.CONCLUSÕES:
De acordo com as premissas anestésicas discutidas, a leitura da Bíblia sem a ótica fundamentalista mostra näo haver incompatibilidade entre religiäo, ciência e anestesia, exceto a interpretaçäo da testemunha de Jeová sobre o Levítico, acreditando na perda da vida eterna porque o sangue transfundido é uma comida impura proibida por Jeová
Full text:
1
Index:
LILACS
Main subject:
Religion and Medicine
/
Anesthesia
/
Judaism
Language:
En
/
Pt
Journal:
Rev. bras. anestesiol
Journal subject:
ANESTESIOLOGIA
Year:
2003
Type:
Article