Avaliação prática da lavagem das mãos pelos profissionais de saúde em atividades lúdico-educativas / Practical evaluation of hand washing by health professionals through playful-educative actions
Rev. enferm. UERJ
; 14(2): 221-225, abr.-jun. 2006. graf
Article
in Pt
| LILACS, BDENF, BVSAM
| ID: lil-433040
Responsible library:
BR1366.1
RESUMO
Reconhecida como a mais importante medida de prevenção no controle das infecções hospitalares, a lavagem das mãos há muito vem sendo estimulada nos hospitais. Este estudo objetivou analisar a prática da lavagem das mãos pelos profissionais de saúde, mediante ações lúdico-educativas sobre o tema. Em maio de 2003, foi realizado o Dia Nacional de Controle de Infecções Hospitalares, no Instituto Fernandes Figueira, Rio de Janeiro. Durante esse evento, uma pia foi montada especialmente para os participantes realizarem a lavagem básica das mãos. Através de método observacional estruturado, foram observados 50 profissionais, em caráter voluntário. São resultados:
baixo desempenho técnico, com inobservância da retirada de adornos (84%) e aplicação do sabão líquido sem que as mãos estivessem molhadas (56%). A maioria (80%) utilizou tempo superior ao recomendado (15 segundos), não realizando a lavagem de forma completa (54%). Concluiu-se que, apesar das freqüentes campanhas educativas e oferta de produtos adequados, os profissionais não realizam a técnica a contento.
Search on Google
Index:
LILACS
Main subject:
Hand Disinfection
/
Cross Infection
/
Education, Continuing
/
Health Promotion
Limits:
Humans
Country/Region as subject:
America do sul
/
Brasil
Language:
Pt
Journal:
Rev. enferm. UERJ
Journal subject:
Cuidados de Enfermagem
/
ENFERMAGEM
/
Sa£de P£blica
Year:
2006
Type:
Article