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A psicanálise face ao hedonismo contemporâneo / Psychoanalysis and present-day hedonism
Fortes, Isabel.
  • Fortes, Isabel; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica. Rio de Janeiro. BR
Rev. mal-estar subj ; 9(4): 1123-1144, dez. 2009.
Article in Portuguese | LILACS | ID: lil-579995
RESUMO
O artigo pretende fazer uma análise do lugar que a contemporaneidade oferece ao sofrimento psíquico, a partir da figura do hedonismo, avaliando o lugar da psicanálise diante do panorama social da atualidade. Observa-se hoje uma mudança nas formas de subjetivar-se, principalmente no modo que o sujeito relaciona-se com a dor como algo a ser evitado. Pode-se fazer uma relação direta do hedonismo com o individualismo, na medida em que o primeiro se associa à sociedade de consumo. É nosso dever sermos felizes e a felicidade implica o consumo. Dentro dessa perspectiva, apresenta-se uma genealogia do individualismo. Do individualismo possessivo de Hobbes, no século dezesseis, ao utilitarismo de Bentham, no século dezenove, demonstra-se que há uma linhagem histórica para a compreensão do hedonismo contemporâneo. Um elemento importante a ser analisado neste quadro social é o esvaziamento da esfera do político. Observa-se hoje uma transformação na relação entre as esferas públicas e privadas, ocorrendo uma privatização da vida. Nesse contexto, a figura freudiana do desamparo ganha preeminência, apresentado como efeito da modernidade, a partir da queda dos ideais da razão universal, da crença na ciência como salvadora da humanidade e da religião como forma de proteção dos sujeitos. Outro elemento central neste quadro é o imperativo ao gozo. O lugar da psicanálise diante deste quadro é compreendido como contraposição ao evitamento da dor característico do hedonismo atual. A noção psicanalítica de masoquismo é debatida como elemento central na formação do psiquismo, apresentada como uma via teórica que indica uma diferença crucial entre a psicanálise e o hedonismo contemporâneo.
ABSTRACT
The article aims to analyse what place contemporary world ascribes to psychic suffering based on the concept of hedonism, analyzing what is the place of psychoanalysis in regard to these changes. There is contemporarily a change in the way one defines oneself, and some of it is observable in the way pain is seen as something to be avoided. A direct relation of hedonism to individualism can be made, as the former is associated with consumer society. It is our duty to be happy, and happiness implies consuming. From this point-of-view, a genesis of individualism is presented. From Hobbes's possessive individualism, in the 16th century, to Bentham's utilitarism, in the 19th, one intends to show a historical lineage for understanding present-day hedonism. An important element to be analysed in this social framework is the loss of relevance of the political realm. There is an ongoing transformation in the relation of public and private realms, testifying a general privatization of life. In this context, the Freudian concept of helplessness becomes proeminent, viewed as an effect of Modernity, and also as related to the fall of ideals such as universal reason, belief in science as mankind's savior and religion as protector of selves. Another important element is the obligation of lust. The place of psychonalysis in regard to contemporary culture is viewed as a confrontation to the refusal of pain. The psychoanalytical concept of Masochism is a central element in the formation of psychism and a theoric path to present a crucial difference between psychoanalysis and present-day hedonism.
Subject(s)

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Philosophy / Stress, Psychological / Depressive Disorder / Happiness / Helplessness, Learned Limits: Female / Humans / Male Language: Portuguese Journal: Rev. mal-estar subj Journal subject: Psychology Year: 2009 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Universidade Federal do Rio de Janeiro/BR

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