Molecular identification of Cysticercus bovis at different stages of the host-parasite interaction process
Rev. patol. trop
; 40(4): 331-340, out.-dez. 2011. ilus, tab
Article
in En
| LILACS
| ID: lil-612976
Responsible library:
BR15.1
RESUMO
Introdução:
A cisticercose bovina é considerada o principal elo epidemiológico da teníase humanaprovocada por Taenia saginata e ocasiona grande prejuízo em toda a cadeia produtiva da carne bovina.Objetivos:
verificação espécie-especifica da identidade molecular de cisticercos bovinos classificados em quatro estágios do processo de interação parasito-hospedeiro.Métodos:
os cisticercos foram coletados durante a inspeção post-mortem de animais sacrificados sob inspeção do serviço de inspeção federal num abatedouro do estado de Goiás. Inicialmente os cisticercos foram classificados de acordo com suas características anatomo-patológicas. Em seguida, a técnica de PCR foi aplicada utilizando-se primers específicos para amplificação do gene LSU RNAr de Cysticercus bovis. Resultados econclusão:
o PCR pode ser aplicado para a identificação espécie-especifica de cisticercos bovinos com assertividade maior (p menor que 0,05) em amostras de cisticercos classificados no EV (estágio vesicular) e ECV (estágio coloidal vesicular) em relação à assertividade dos resultados de PCR de amostras de DNA de cisticercos nos EGN (estágio granular nodular) e ENC (estágio nodular calcificado). A negatividade dos resultados de PCR foi maior (p menor que 0,05) nas amostras de DNA de cisticercos localizados no coração e classificados como EGN em relação à negatividade dos resultados de PCR de amostras de cisticercos do mesmo estágio e localizados em músculos masticatórios.
Full text:
1
Index:
LILACS
Main subject:
Taeniasis
/
Cysticercosis
/
Polymerase Chain Reaction
/
Cysticercus
/
Taenia saginata
Type of study:
Diagnostic_studies
/
Prognostic_studies
Limits:
Animals
Language:
En
Journal:
Rev. patol. trop
Journal subject:
MEDICINA TROPICAL
/
PATOLOGIA
Year:
2011
Type:
Article