Pesquisa de anti-HBc em doadores de sangue em Säo Paulo: deverá esse teste ser adotado pelo Brasil? / Anti-BHc research in blood donors in Säo Paulo: should this test be adopted in Brazil?
Rev. paul. med
; 109(2): 77-83, mar.-abr. 1991. tab
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-94836
Responsible library:
BR1.1
RESUMO
Objetivo do estudo determinar a incidência de anticorpos contra o AgHBc (anti-HBc) no soro de doadores de sangue como método indireto de prevençäo de hepatite näo A-näo B pós-transfusional (HNANB-PT). Tipo de estudo prospectivo, abrangendo toda a populaçäo de doadores de 1 de setembro a 31 de dezembro de 1989 (n = 2.773 doadores). Local Hospital Sírio Libanês e 9 de Julho (Säo Paulo). Pacientes total de 2.773 doadores, sendo 84% do sexo masculino e 16% do sexo feminino. Intervençöes os testes foram executados por método ELISA competitivo. Medidas e resultados:
no total geral, 10,2% dos doadores apresentavam anti-HBc repetidamente reativo, com maior incidência no sexo masculino (10,9% x 6,8% p < 0,05 ao X**2). Apenas 4,5% foram considerados borderline e 94,5% tiveram relaçäo absorçäo/cut-off < 0,9.Conclusöes:
apesar da ausência de estudos prospectivos de HNANB-PT no país com correlaçäo de testes indiretos (anti-HBc), a alta incidência do anti-HBc em doadores permite a conclusäo de sua alta prevalência no Brasil. Embora os custos relacionados à doaçäo desse teste sejam elevados, sua indicaçäo em vários países, assim como a corrrelaçäo com testes mais específicos de primeira geraçäo (anti-HVC), permite a utilizaçäo do anti-HBc em centros hemoterápicos mais desenvolvidos no país
Search on Google
Index:
LILACS
Main subject:
Blood Donors
/
Hepatitis B Antibodies
/
Hepatitis B Core Antigens
Type of study:
Observational_studies
/
Risk_factors_studies
Limits:
Adolescent
/
Adult
/
Female
/
Humans
/
Male
Country/Region as subject:
America do sul
/
Brasil
Language:
Pt
Journal:
Rev. paul. med
Journal subject:
MEDICINA
Year:
1991
Type:
Article