Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência da doença cárie e necessidade de tratamento em mulheres e crianças da estratégia de saúde da família no município de Campo Grande-MS / Prevalence of caries disease and need for treatment in women and children enrolled at the family health strategy in Campo Grande-MS

Gonçalves, Luana Bertagnolli; Silva, Janaína Rodrigues Lopes da; Romanini, Marina de Almeida; Carli, Alessandro Diogo de; Lacerda, Valéria Rodrigues de.
Rev. saúde pública Mato Grosso Sul ; 3(2): 44-51, 2009. ilus, tab
Artículo en Portugués | SES-MS, Coleciona SUS (Brasil), CONASS | ID: biblio-1145463

Objetivo:

Verificar a prevalência da doença cárie e necessidade de tratamento em mulheres e crianças cadastradas na Estratégia de Saúde da Família no município de Campo Grande-MS.

Materiais e métodos:

A amostra foi calculada proporcionalmente ao número de famílias cadastradas na Estratégia de Saúde da Família por Distrito Sanitário em Campo Grande-MS, resultando em quatro unidades amostrais, Norte (n=40), Sul (n=56), Leste (n=26), Oeste (n=38), perfazendo 80 mães (sem restrição de idade) e 80 crianças (entre 5 a 12 anos), selecionadas proporcional e aleatoriamente. Para a prevalência de cárie, foram utilizados os índices CPO-D e ceo-d, nas dentições permanente e decídua, respectivamente. Os dados obtidos foram tabulados em ficha clínica fundamentada no Projeto SB Brasil.

Resultados:

O CPO-D médio nas mulheres/crianças de 12 anos foi de 17,44(±7,15) (média±desvio padrão) e 1,80(±1,69), nesta ordem. O CPO-D/ceo-d na faixa etária de 6 a 11 anos foi de 0,68(±1,09) e 2,08(±2,65), respectivamente. A maior necessidade de tratamento para as mulheres e crianças foi de restauração de uma face ou mais. Não ocorreu correlação linear entre o CPO-D das mães e dos filhos.

Conclusão:

A prevalência de cárie no grupo das mães foi considerada alta e, no grupo das crianças, a experiência de cárie prevaleceu na dentição decídua. Os procedimentos restauradores constituíram a principal necessidade de tratamento, passível de atendimento na atenção básica.
Biblioteca responsable: BR476