Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Odontologia para pacientes com necessidades especiais: como é a oferta dessa disciplina nas faculdades de Odontologia do sudeste brasileiro? / Dentistry for patients with special needs: how is this discipline offered in dental schools in southeastern Brazil?

Lopes, Danielle Fernandes; Medeiros, Yuri de Lima; Faria, Luan Viana; Soares, Mônica Regina Pereira Senra.
Arq. odontol ; 57: 17-25, jan.-dez. 2021. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1222624

Objetivo:

Realizar um estudo transversal para investigar a oferta da disciplina de odontologia para PNE nas Instituições de Ensino Superior (IES) da região sudeste do Brasil.

Métodos:

Foi realizada uma consulta das IES reconhecidas pelo Ministério da Educação no portal e-MEC e uma investigação da grade curricular, em busca das variáveis inserção da disciplina na grade curricular, a categoria administrativa da unidade, a sua obrigatoriedade, a metodologia de ensino utilizada (se a matéria é de cunho teórico ou prático) e a carga horária. A busca foi feita por meio eletrônico (site da instituição) e contato via e-mail com a coordenação dos cursos. Em seguida, foi feita a organização e análise dos dados através do Software GraphPad Prism 8.1.2.

Resultados:

Foram encontradas 176 faculdades na região, sendo que 32 foram excluídas da amostra por não preencherem os critérios de inclusão. Das que restaram, 62,5% ofertam a disciplina na grade curricular e 71,1% o fazem em caráter obrigatório, com maior percentual nas IES do setor privado (p = 0,0002). Quanto à metodologia usada, 51,1% das instituições apresentam atividades de caráter prático/teórico-prático ou ensino a distância com conteúdo prático. A carga horária das disciplinas apresentou grande discrepância, variando de 30 horas a 240 horas.

Conclusão:

Mais da metade das escolas de Odontologia do sudeste brasileiro oferecem algum contato do aluno com o que se refere ao atendimento do PNE na graduação. Dentre os estados da região, o Espírito Santo apresentou um maior percentual em relação à oferta de metodologias práticas inseridas. A oferta dessa disciplina em caráter obrigatório é maior em instituições privadas.
Biblioteca responsable: BR365.1
Ubicación: BR365.1