Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Aplicação do ultrassom microfocado no rejuvenescimento facial: uma revisão da literatura / Application of microfocused ultrasound in facial rejuvenation: a literature review

Néri, Júlia dos Santos Vianna; Souza, Daniel Adrian Silva; Dantas, Juliana Borges de Lima; Lima, Anuska Aparecida Marques; Silva, Adriana Mendonça da.
Rev. Flum. Odontol. (Online) ; 1(60): 137-146, jan.-abr. 2023. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1411348

Introdução:

O aumento da expectativa média de vida leva a população a buscar, com maior frequência, tratamentos estéticos que visem o rejuvenescimento da face e do pescoço. O Ultrassom microfocado (MFU) é descrito como uma opção de tratamento não-invasiva para a flacidez facial e o envelhecimento.

Objetivo:

Revisar a literatura científica quanto ao uso do MFU no processo de rejuvenescimento facial e correção da flacidez da pele.

Metodologia:

Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, baseada na pesquisa de artigos científicos nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde realizada durante o mês de março de 2022, através da seguinte estratégia de busca "Microfocused Ultrasound AND Facial Rejuvenation AND Skin Laxity Treatment". Um total de 19 manuscritos foram incluídos em síntese qualitativa. Desenvolvimento O MFU pode ser aplicado no tecido subcutâneo, produzindo pequenos pontos de coagulação térmica dentro da camada reticular média a profunda da derme e subderme. A aplicação de calor nesses discretos pontos de coagulação térmica faz com que haja neossíntese de colágeno e consequente enrijecimento da pele. Estudos recentes evidenciaramresultados promissores quanto a aplicação do MFU em regiões de sulco nasolabial, linha da mandíbula, sobrancelhas, região infraorbital, palpebra inferior e ligamentos de retenção zigomático-bucais. Considerações finais O MFU tem se mostrado uma técnica segura, sendo considerado eficaz, não-invasiva, bem tolerada pelos pacientes e viável para a prática clínica médica e odontológica.
Biblioteca responsable: BR218.1