Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Odontologia hospitalar: uma análise crítica sobre a inserção do cirurgião dentista na atenção terciária no estado do Rio Grande do Sul, Brasil / Hospital dentistry: a critical analysis of the role of the dental surgeon in tertiary care in the state of Rio Grande do Sul, Brazil

Santos, Márcio Neres dos; Severo, Patrícia Inês Chaves; Medeiros, Rodrigo Madril; Matoso, Felipe Barros.
RFO UPF ; 27(1)08 ago. 2023. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1512176

Objetivo:

analisar a inserção do cirurgião dentista na atenção terciária no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Método:

estudo descritivo ecológico, com uso de dados secundários registrados pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde no ano de 2023. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa também foram coletados os dados do CNES referentes à presença do cirurgião dentista, tipo de vínculo contratual e especialidades ofertadas pelos serviços. Já na segunda etapa os dados coletados foram referentes aos indicadores sociodemográficos dos profissionais com habilitação em odontologia hospitalar utilizando as informações disponibilizadas pelo Sistema WSCFO do Conselho Federal de Odontologia. A análise dos dados foi realizada com o suporte do software TabWin, versão 3.6, e do software estatístico R v. 4.2.3. Os dados foram analisados por meio de análise descritiva.

Resultados:

apenas 6,11% das instituições são certificadas e consideradas Hospitais de Ensino. A maioria dos estabelecimentos (87,14%) oferece atendimento pelo SUS. Quanto à presença de cirurgiões dentistas nos estabelecimentos, 64,63% dos estabelecimentos relataram tê-los, enquanto 35,37% não possuem esse profissional em sua equipe. Neste estudo, constatamos que uma correlação positiva do cirurgião dentista com o número de leitos de UTI adulto e ao maior porte do hospital.

Conclusão:

observa-se que ainda há necessidade de estruturação da atenção terciária no Estado do Rio Grande do Sul, no que se refere à odontologia hospitalar. Há poucos os cirurgiões dentistas com uma carga horária dedicada exclusivamente ao atendimento hospitalar clínico a beira leito.(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1