Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Heterocontrole da fluoretação das águas de abastecimento público do Município de Canoas/RS / External control of fluoridation in public water supply of Canoas/RS

Leivas, Licéli Lopes; Tovo, Maximiano Ferreira; Ardenghi, Thiago Machado; Feldens, Carlos Alberto; Kramer, Paulo Floriani; Faraco Junior, Italo Medeiros.
Stomatos ; 16(30)jan.-jun. 2010.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-565173
O objetivo do estudo foi avaliar a concentração de flúor presente na água de abastecimento público do município de Canoas/RS. Amostras da água de abastecimento foram coletadas em duplicatas por 8 meses em 22 diferentes pontos agrupados em três Estações de Tratamento (ETAs) da cidade. A medição da concentração de fluoreto foi realizada através do método eletrométrico. A análise das amostras coletadas no período avaliado demonstrou haver oscilação na concentração de flúor de acordo com os meses de coleta (de 0,185 a 1,605 ppm/L). Das amostras avaliadas, 96 (54,5%) estiveram inadequadas (< 0,6 ppm; > 0,9 ppm ) quanto à concentração de flúor presente. Das amostras inadequadas, a maioria apresentou concentração superior ao limite máximo de concentração aceitável para o padrão de potabilidade. Houve diferença estatisticamente significante entre as 3 ETAs em relação à adequação da concentração de flúor (p < 0,001). A grande variação em relação à concentração de flúor presente em diferentes pontos de coleta, bem como a alta porcentagem de amostras com padrão inadequado de fluoretação revelam a necessidade de se implantar medidas de heterocontrole permanente para garantir efetividade da fluoretação das águas.
Biblioteca responsable: BR22.1