Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Resistência adesiva, in vitro, em esmalte clareado, associado ou não ao laser diodo e LED / Resin bond strength to enamel bleached using or not diode laser and LED

Poiatti, Luiza Pier Sobrido; Armas Vega, Ana del Carmen; Macedo, Manoel Roberto de Paula; Luz, Maria Aparecida Alves de Cerqueira.
J. Health Sci. Inst ; 25(4)out.-dez. 2007. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-655190
Introdução - Os lasers, os LEDs (diodo emitido por luz) e a associação entre eles são recentes alternativas para a realização de clareamento de dente em sessão única. Material e Métodos - Foi comparada a resistência adesiva de um material restaurador ao esmalte bovino clareado com diferentes materiais associados ou não ao laser diodo e ao LED. Os espécimes foram divididos em cinco grupos experimentais: grupo 1 (n = 13): sem clareamento (controle); grupo 2 (n = 13): peróxido de carbamida 10% (Whiteness), por 5 dias; grupo 3 (n = 13): peróxido de carbamida 10% (Whiteform), por 5 dias; grupo 4 (n = 13): peróxido de hidrogênio 35% (Whiteness HP MAXX) e laser diodo associado ao LED; grupo 5 (n = 13): peróxido de hidrogênio 35% (Whiteform perox red gel) e laser diodo associado ao LED. Após o clareamento, os espécimes foram imediatamente estocados em saliva artificial a 37°C, durante 8 dias, e a seguir foram construídas as estruturas de resina composta para compor os corpos de prova. Estes foram submetidos aos testes de tração (0,5 mm/min) após sete dias de estocagem em água destilada a 37°C. Resultados - O teste ANOVA, aplicado para comparação entre todos os grupos, não detectou diferenças estatisticamente significantes entre os mesmos, mas o Teste-t aplicado para comparação dois a dois, detectou diferença estatisticamente significante entre os grupos 3 e 4 (p = 0,008). Conclusão - O esmalte bovino clareado com peróxido de hidrogênio a 35% associado ao laser diodo e ao LED apresentou maior resistência adesiva à resina do que o esmalte clareado com o peróxido de carbamida a 10%.
Biblioteca responsable: BR1151.1