Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Aplicabilidade dos enxertos em bloco de origem xenógena nas reconstruções ósseas: relato de caso clínico com avaliação tomográfica e histológica após seis meses / Applicability of xenogenous onlay grafts in bone reconstruction: case report with tomographic and histologic evaluation after six months

Silveira, Bernardo Mattos da; Uhlendorf, Jean; Uhlendorf, Yuri; Corpas, Livia dos Santos; Padovan, Luiz Eduardo Marques.
ImplantNews ; 11(2): 176-183, 2014. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: lil-730849
O osso autógeno é considerado padrão-ouro para reconstrução óssea em bloco e sustentação dos implantes dentários, mas limitações na disponibilidade e aumento na morbidade são associados a este material. Assim, o osso xenógeno em bloco vem sendo abordado como um substituto viável ao osso autógeno nos casos de recontorno vestibular do rebordo ósseo. Este caso clínico demonstrou a técnica de utilização deste material. Uma paciente de 52 anos de idade e com deficiência estética significativa na região anterior superior recebeu enxerto sintético em bloco fixado com parafusos apropriados. Após seis meses, quatro implantes foram instalados e permitida a osseointegração por mais seis meses. Tomografias computadorizadas foram realizadas antes (T0), após a cirurgia de enxertia do bloco (T1), e após o tempo de consolidação (T2), com as mudanças nos contornos volumétricos sendo comparadas em programa apropriado. Análises histológicas também foram realizadas ao redor do osso do parafuso removido. A estabilidade volumétrica do material foi considerada compatível com a literatura publicada após seis meses. Houve neoformação óssea ao redor do enxerto xenógeno com atividade de remodelação óssea.
Biblioteca responsable: BR243.1