Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Cuidador-e-familiar na vivência da internação domiciliar / Family caregiver in the home care assistance

Salimena, Anna Maria de Oliveira; Nazareth, Juliana Bernado; Paiva, Andyara Pinto Coelho; Amorim, Thais Vasconselos.
Artículo en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1025221

Objetivo:

Desvelar significados e sentidos do cuidador familiar na vivência da internação domiciliar.

Método:

Investigação exploratória qualitativa, fundamentada na fenomenologia e no referencial teórico, metodológico e filosófico de Martin Heidegger. Constituíram-se cenário as residências das famílias cadastradas no Departamento de Internação Domiciliar localizado na Zona da Mata, no interior de Minas Gerais, e que atende exclusivamente pela rede pública de saúde do Sistema Único de Saúde,sendo participantes 13 cuidadores familiares com entrevista aberta.

Resultados:

Dos depoimentos, emergiram então as estruturas essenciais que construíram as Unidades de Significados. O modo de ser -aí-cuidador-e-familiar-de-paciente-em-internação-domiciliar é desvelado pelo cuidador familiar lançado na facticidadee permanece no modo da ocupação ao desempenhar suas atividades. A relação do cuidador-familiar com oDepartamento de Internação Domiciliar deixa-se dominar pela cotidianidade mostrando-se como ser da impropriedade ao se desconsiderar como ser de possibilidades. Desvela o ser-no-mundo presente nas relações interpessoais harmoniosas com os profissionais de saúdeao exercer um cuidado inautêntico.

Conclusão:

Conhecer os sentidos que os cuidadores familiares atribuem ao seu fazer possibilitará que gestores de saúde e membros da equipe multiprofissional de saúde de internação domiciliar possam repensar as intervenções mais direcionadas de acordo com necessidades singulares de cada paciente e cuidador familiar
Biblioteca responsable: BR2503