Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Conhecimento da equipe de enfermagem acerca da prevenção e manejo de extravasamento de drogas quimioterápicas / Knowledge of the nursing team on the prevention and management of extravasation of chemotherapy drugs

Gozzo, Thais de Oliveira; Santos, Laleska Andres Costa; Cruz, Lóris Aparecida Prado da.
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(12): 4789-4797, dez.2017. ilus, tab
Artículo en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1031951

Objetivo:

identificar o conhecimento dos profissionais da equipe de Enfermagem acerca da prevenção emanejo do extravasamento de drogas quimioterápicas durante o tratamento oncológico.

Método:

estudoquantitativo, descritivo e transversal, com 16 profissionais da equipe de Enfermagem que atuam em umhospital no interior do Estado de São Paulo (SP), Brasil. Utilizou-se um questionário autoaplicável compostopor variáveis sociodemográficas, questões sobre o tempo de exercício profissional, tempo de atuação na áreaoncológica e treinamentos sobre administração de quimioterápicos.

Resultados:

observou-se que 62,5% dosprofissionais não sabiam a ordem de escolha da punção periférica; 12,5%, que agentes quimioterápicos nãopodem ser administrados em membros com alterações motoras; 43,7%, que o aumento da resistência dainfusão é um sinal indicativo de extravasamento; 75% desconhecem o uso da compressa quente paradeterminados quimioterápicos e 87,5% referiram que conhecem o protocolo de extravasamento da instituição.

Conclusão:

nota-se a necessidade de estruturação de um programa de educação permanente devido àcarência de conhecimentos técnicos e científicos acerca da prevenção e manejo do extravasamento pordrogas quimioterápicas.
Biblioteca responsable: BR9.1