Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Acesso a um serviço de atenção primária à saúde: perspectiva dos usuários sobre oferta e demanda / Access to a primary health care service: users' perspective on supply and demand

Lopes, Ana Carolina Padua.
Porto Alegre; s.n; 2019. 16 p.
Tesis en Portugués | LILACS, Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-1047995

Introdução:

a Atenção Primária à Saúde funciona como porta de entrada do sistema de saúde, ofertando serviços próximos aos domicílios, pautados na formação de vínculo e atenção centrada no indivíduo. A questão central da universalidade do acesso se dá no equilíbrio entre as demandas de saúde e a oferta de serviços. As barreiras de acesso aos serviços de saúde são geradas/agravadas pelo modelo de atenção praticado nas organizações de saúde. Fragmentado, com pouca articulação entre os serviços e redes de atenção, acaba por desorganizar o acesso, muitas vezes respondendo aos interesses próprios e não às necessidades dos usuários. Isso acarreta em uma circulação dos usuários em diversos serviços em busca da satisfação de sua demanda, o que aumenta a ineficiência da assistência e não impacta favoravelmente os níveis de saúde da população.

Objetivo:

identificar como os usuários da USJI entendem suas demandas, a forma de acesso e a oferta de serviços pela unidade.

Justificativa:

avaliar o acesso da população aos serviços e recursos de saúde, a fim de aprimorar a porta de entrada, os processos e os fluxos de trabalho, facilitando o acesso e qualificando a atenção à saúde.

Metodologia:

trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Foi realizado um grupo focal com usuários de uma Unidade de Saúde, vinculada ao Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição. Resultados e discussão percebe-se um equilíbrio entre demanda e oferta de serviços de saúde, a partir da satisfação dos usuários. No que se refere às necessidades de saúde, percebe-se uma superação das expectativas, como na oferta das PICS e no vínculo com os profissionais de saúde. (AU)
Biblioteca responsable: BR1751.1
Ubicación: BR1751.1; 614(81)(043), L864a