Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

INCIDÊNCIA DE ANEMIA FERROPRIVA EM GESTANTES EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE / INCIDENCE OF FERROPRIVATE ANEMIA IN PREGNANT WOMEN IN A SMALL MUNICIPALITY

Soares, Francisco Mayron Morais; Nunes, Rodrigo da Silva; Henrique, Irlâny da Silva Nogueira; Simão, Ana Lívia Sousa.
Rev. Rede cuid. saúde ; 15(2): [74-83], dez. 2021.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1349495

Introdução:

Anemia ferropriva é caracterizada como a diminuição na concentração de hemoglobina, ocorrendo como consequência uma redução da reserva de ferro no organismo. Esta anemia por deficiência de ferro é a mais comum das deficiências nutricionais do mundo.

Objetivo:

Analisar a incidência de Anemia Ferropriva em gestantes atendidas nas Unidades de Saúde do município de Solonópole-Ceará em 2020. Matérias e

Métodos:

O tipo de estudo empregado nesta pesquisa foi o de corte transversal, retrospectivo e documental. A investigação foi realizada nas Unidades de Saúde do serviço público da cidade de Solonópole-Ce. Foram selecionadas as Unidades que prestam serviço de pré-natal no referido município. Resultados e Discussão Foram avaliadas um total de 278 gestantes e a percentagem de anêmicas e não anêmicas. No nosso estudo a percentagem foi de 75 (26,98%) de gestantes anêmicas contra 203(73,02%) de gestantes não anêmicas.

Conclusão:

A modificação do hábito alimentar com a introdução de dietas ricas em ferro, o monitoramento da anemia por meio de exames laboratoriais e uma suplementação medicamentosa de ferro, são importância para evitar possíveis efeitos colaterais na gestação.
Biblioteca responsable: BR97.1