Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Pesquisando com professores: a centralidade do diário de campo e da restituição em uma pesquisa-intervenção / Researching with teachers: the field diary and restitution's importance in the intervention research

Ribeiro, Diana Montenegro; Miranda, Luciana Lobo; Feitosa, Gabrielle Lima; Cardoso, Nirvana Frances Soares; Oliveira, Priscila Sanches Nery; Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de.
Rev. psicol. (Fortaleza, Online) ; 7(1): 81-93, jul.-dez. 2016.
Artículo en Portugués | LILACS, Index Psi Revistas Técnico-Científicas | ID: biblio-878852
A pesquisa "Pesquisando com Professores a relação mídia e cotidiano escolar" analisou com 25 professores de uma escola pública estadual de Fortaleza a relação entre mídia e cotidiano escolar. Como dispositivo de pesquisa foi criado o curso de extensão "Diálogos Escolares Mídia e Cotidiano Escolar". Com base em Michel Foucault (1987) acerca do poder disciplinar presente na educação escolar e em Gilles Deleuze (1990) sobre as novas formas de controle em que participam a mídia, a pesquisa discute, em última instância, a função social da escola na contemporaneidade, problematizando a mídia como vetor de subjetivação no cotidiano escolar e no fazer pedagógico. No presente artigo colocamos em análise a metodologia da pesquisa, dando ênfase à centralidade do "diário de campo" e da "restituição". Trabalharemos também o conceito de pesquisa-intervenção e sua implicação prática como estratégia da pesquisa com a escola. Discutiremos o uso do diário de campo como uma ferramenta facilitadora de vínculo e de construção de dados necessário para ressignificação da mesma. Destacaremos a restituição como o momento necessário para criarmos um campo de análise coletiva. Por fim, apresentaremos a importância dessas ferramentas para todo o processo de construção da nossa pesquisa.
Biblioteca responsable: BR6.3