Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Effects of aqueous extract from Stephanolepis hispidus on blood pressure in the normal and in L-NAME-induced hypertensive rats

Muccillo-Baisch, Ana Luiza; Silva, Daniela Brum da; Andrade, Andressa de; Carrazzoni, Daniela; Vaz, Marta Regina Cezar; Furlong, Eliana Badiale; Soares, Maria Cristina Flores.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 6(2)ago. 2007. ilus, tab
Artículo en Inglés | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-463886
O objetivo deste estudo foi o de investigar o efeito antihipertensivo do extrato aquoso da pele do peixe Stephanolepis hispidus (AqeSh) em ratos normotensos e hipertensos induzidos pelo tratamento com NG-nitro-L-arginina metil ester (L-NAME). O tratamento dos animais de experimentação com L-NAME (60 mg/l, água de beber) provocou um aumento sustentado na pressão arterial. O tratamento com AqeSh restaurou a pressão sanguínea para os níveis normais nos animais hipertensos. Além disso, o AqeSh preveniu o aumento da pressão sanguínea induzida pelo L-NAME. Ao final dos tratamentos não foram observadas diferenças significativas nos pesos corporal e dos órgãos vitais entre o grupo controle e os tratados. A avaliação hematológica e bioquímica não revelou diferenças entre os grupos exceto para os valores de AST e ALT no grupo hipertenso, provavelmente devido à presença do tratamento com L-NAME. Estes resultados sugerem que a administração oral do AqeSh previne o aumento da pressão sanguínea induzida pelo L-NAME. Este efeito pode ser mediado parcialmente por nitrito e nitrato presentes na pele do peixe.
Biblioteca responsable: BR1342.1