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Rehabilitation through virtual reality: physical activity of patients admitted to the intensive care unit. / Reabilitação com uso de realidade virtual: atividade física para pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva.
Gomes, Tamires Teixeira; Schujmann, Debora Stripari; Fu, Carolina.
Afiliación
  • Gomes TT; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
  • Schujmann DS; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
  • Fu C; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
Rev Bras Ter Intensiva ; 31(4): 456-463, 2019.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-31967219
RESUMO
OBJETIVO: Avaliar o nível de atividade que o uso do videogame Nintendo WiiTM pode provocar em pacientes na unidade de terapia intensiva, além dos níveis de segurança do método e da satisfação do paciente. MÉTODOS: Ensaio experimental em centro único conduzido em um hospital terciário. Incluíram-se pacientes com idade igual ou superior a 18 anos admitidos à unidade de terapia intensiva, sem restrições à mobilidade, que utilizaram videogames como parte de suas sessões de fisioterapia. Os critérios de exclusão foram incapacidade para compreender as instruções e para atender a comandos simples. Incluímos 60 pacientes e conduzimos 100 sessões, nas quais utilizamos o equipamento de videogame Nintendo WiiTM. Utilizou-se um acelerômetro para avaliar os níveis de atividade física dos pacientes enquanto interagiam com o videogame. Avaliamos os níveis de atividade, escores segundo a escala modificada de Borg, ocorrência de eventos adversos e respostas a questionários relativos à satisfação com a atividade. RESULTADOS: Analisamos um total de 100 sessões de fisioterapia. Enquanto jogavam videogame, os pacientes atingiram grau leve de atividade em 59% da duração das sessões, e nível moderado de atividade em 38% da duração das sessões. Não ocorreu qualquer evento adverso. Dentre os pacientes, 86% relataram que gostariam de jogar videogame em suas próximas sessões de fisioterapia. CONCLUSÃO: O uso de equipamento virtual para reabilitação proporcionou níveis leves a moderados de atividade em pacientes na unidade de terapia intensiva. Esta modalidade de fisioterapia utiliza ferramenta simples com probabilidade de ser escolhida pelos pacientes para as próximas sessões de fisioterapia.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Asunto principal: Modalidades de Fisioterapia / Enfermedad Crítica / Juegos de Video / Cuidados Críticos Límite: Adult / Female / Humans / Male / Middle aged Idioma: En / Pt Revista: Rev Bras Ter Intensiva Año: 2019 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Asunto principal: Modalidades de Fisioterapia / Enfermedad Crítica / Juegos de Video / Cuidados Críticos Límite: Adult / Female / Humans / Male / Middle aged Idioma: En / Pt Revista: Rev Bras Ter Intensiva Año: 2019 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil