Your browser doesn't support javascript.
loading
Viability and validity of the bispectral index to measure sleep in patients in the intensive care unit. / Viabilidade e validade do índice bispectral para mensurar o sono de pacientes na unidade de terapia intensiva.
Pedrão, Rodolfo Augusto Alves; Riella, Rodrigo Jardim; Richards, Kathy; Valderramas, Silvia Regina.
Afiliación
  • Pedrão RAA; Unidade de Terapia Intensiva, Hospital de Clínicas, Universidade Federal do Paraná - Curitiba (PR), Brasil.
  • Riella RJ; Instituto Lactec - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - Curitiba (PR), Brasil.
  • Richards K; Universidade do Texas - Austin, Texas, Estados Unidos.
  • Valderramas SR; Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde e Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia, Universidade Federal do Paraná - Curitiba (PR), Brasil.
Rev Bras Ter Intensiva ; 32(4): 535-541, 2020.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-33263704
RESUMO
OBJETIVO: Investigar a viabilidade do índice bispectral na avaliação do sono de pacientes criticamente enfermos lúcidos e a associação entre os parâmetros do sono aferidos por esse índice, pelo Questionário de Sono de Richards-Campbell e pelo ruído ambiental. MÉTODOS: Estudo observacional transversal que avaliou indivíduos adultos criticamente enfermos com doenças de gravidades baixa ou moderada. Foram aferidos: volume e tempo total de sono, volume e tempo de sono profundo, volume e tempo de sono contínuo, latência para o início do sono e pressão sonora ambiental. A percepção subjetiva do sono foi registrada com o Questionário de Sono de Richards-Campbell nas manhãs subsequentes às noites de observação. RESULTADOS: Os pacientes apresentaram tempo total de sono reduzido (234 minutos), predominância dos estágios superficiais e pouco sono profundo (1,7 minutos). Os volumes de sono total, profundo e contínuo foram 3.679, 9,4 e 3.143 índice bispectral versus minutos, respectivamente. A latência para o sono foi de 94 minutos. O escore médio do Questionário de Sono de Richards-Campbell foi 57,9. Foram observadas correlações de magnitudes fracas entre volume total, tempo total, volume contínuo e os domínios do Questionário de Sono de Richards-Campbell profundidade do sono, qualidade geral de sono e escore total; e correlações de magnitudes moderadas entre volume total, tempo total, volume contínuo e o domínio ocorrência de despertares. CONCLUSÃO: O índice bispectral é um instrumento com viabilidade limitada para monitorar o sono de pacientes lúcidos e com enfermidades de gravidades baixa e moderada na unidade de terapia intensiva, e pacientes que apresentaram maior volume, tempo total e volume de sono contínuo tiveram melhor percepção global do sono.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Asunto principal: Sueño / Unidades de Cuidados Intensivos Tipo de estudio: Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Límite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Rev Bras Ter Intensiva Año: 2020 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Asunto principal: Sueño / Unidades de Cuidados Intensivos Tipo de estudio: Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Límite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Rev Bras Ter Intensiva Año: 2020 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil