Your browser doesn't support javascript.
loading
COVID-19 pandemic and mental health of a sample of Brazilian caregivers of people with dementia.
Schmidt, Andréia; Ayoub, Maryam Furlan; de Souza, Yara Luana Pereira; Guimarães, Ana Tereza Bittencourt; Foss, Maria Paula.
Afiliación
  • Schmidt A; Psychology Department, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Ayoub MF; Psychology Department, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • de Souza YLP; Psychology Department, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Guimarães ATB; Postgraduate Program in Biosciences and Health, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel, PR, Brazil.
  • Foss MP; Psychology Department, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto, SP, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 15(4): 448-457, 2021.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-35509807
RESUMO
As medidas de isolamento social adotadas na pandemia de COVID-19 geraram um impacto psicológico negativo na população em geral e podem afetar mais duramente cuidadores de pessoas com demência. Objetivos: Esta pesquisa rastreou indicativos de problemas de saúde mental entre cuidadores informais de pacientes com demência. As principais modificações de rotina e comportamento dos pacientes decorrentes das medidas de isolamento social adotadas em função da pandemia também foram investigadas. Métodos: Trinta e cinco cuidadoras informais de pessoas com demência de uma cidade brasileira de médio porte responderam a uma entrevista por telefone. Resultados: Riscos de problemas de saúde mental foram encontrados em 31,4% da amostra. Esses participantes afirmaram encontrar muitas dificuldades para lidar com as mudanças de rotina de cuidados durante a pandemia. As variáveis relativas às características do cuidador e as relativas às alterações de rotina afetaram significativamente os escores de saúde mental do cuidador. Discussão: Os índices de indicadores de risco para problemas mentais na amostra não diferiram da população em geral durante a pandemia de COVID-19, mas os participantes relataram piora de sintomas como nervosismo, tristeza e sono durante a quarentena. Conclusões: Os resultados apresentados mostram a complexidade do tema e a necessidade de cuidados especiais para cuidadores de pessoas com demência, especialmente em situações como a pandemia de COVID-19.
Palabras clave

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Qualitative_research / Risk_factors_studies País/Región como asunto: America do sul / Brasil Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Año: 2021 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Qualitative_research / Risk_factors_studies País/Región como asunto: America do sul / Brasil Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Año: 2021 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil