Your browser doesn't support javascript.
Características socioculturais e clínicas de crianças com diabetes tipo1: subsídios ao cuidado de enfermagem / Sociocultural features and children clinics with type 1 diabetes: subsidies to nursing care
Rev. enferm. UFPE on line ; 10(5): 1593-1599, maio 2016.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-29641
Biblioteca responsável: BR9.1
RESUMO

OBJETIVO:

descrever as características sociodemográficas, clínicas e os cuidados de enfermagem a criançascom diabetes mellitus tipo 1.

MÉTODO:

estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em serviçosecundário localizado em Fortaleza-CE, com 93 crianças de dois a 12 anos. Utilizou-se um formuláriosemiestruturado para a produção dos dados, os achados foram analisados estatisticamente.

RESULTADOS:

amaior parte residia no interior do estado e morava com os pais; apresentou peso adequado (67,7%),hiperglicemia em jejum (68,8%), utilizava insulina NPH e regular (52,7%), a principal complicação foi aconvulsão (14%). As orientações de enfermagem priorizaram o monitoramento glicêmico, insulinoterapia,cuidados com os pés, prevenção de lesões na pele e reconhecimento das alterações glicêmicas.

CONCLUSÃO:

mesmo com acompanhamento especializado, as crianças apresentaram complicações do diabetes, assim, fazsenecessário um segmento com educação contínua da família.(AU)
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Cuidado da Criança / Saúde da Criança / Diabetes Mellitus Tipo 1 / Cuidados de Enfermagem Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. enferm. UFPE on line Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: UEC+Brasil