Your browser doesn't support javascript.
Fatores relacionados ao óbito em pacientes com traumatismo cranioencefálico / Factors related to death in patients with traumatic brain injury
Rev. enferm. UFPE on line ; 13(1): 9-14, jan. 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1005918
Biblioteca responsável: BR9.1
RESUMO

Objetivo:

identificar o perfil epidemiológico e os fatores relacionados ao óbito em pacientes críticos que sofreram traumatismo cranioencefálico.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, com coleta de dados em prontuários. Realizaram-se estatísticas descritivas e o teste exato de Fisher adotando-se p-valor <0,05 como significativo. Apresentam-se os resultados em tabela.

Resultados:

revelam-se que, dos 61 pacientes, 80,3% eram do sexo masculino; 72,1% tinham <40 anos de idade; em 72,5% o traumatismo ocorreu por acidente motociclístico; 91,8% foram considerados graves; 65,5%, insuficiência circulatória; 48,1% apresentaram sequelas na alta por deficit neurológico e 32,7% por deficit motor e 16,4% foram a óbito. Acrescenta-se que o sexo masculino (p-valor = 0,02) e a insuficiência circulatória (p-valor = 0,05) apresentaram correlação com o óbito.

Conclusão:

identificou-se que a maioria dos pacientes era homens jovens, com trauma por motocicletas, apresentaram-se graves, com sequelas e o óbito relacionou-se com o sexo masculino e a insuficiência circulatória. Acredita-se que o percentual de óbitos não foi alto, porém, a morbidade foi elevada.(AU)
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Perfil de Saúde / Resultados de Cuidados Críticos / Traumatismos Craniocerebrais / Unidades de Terapia Intensiva Tipo de estudo: Prevalence_studies Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. enferm. UFPE on line Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Faculdade Meta/BR / UFAC+BR