Your browser doesn't support javascript.
loading
Estratégias de enfermagem para prevenção de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos / Nursing strategies for pressure injury prevention in surgical patients
Estima (Online) ; 18(1): e1020, jan.-dez. 2020.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1100027
Biblioteca responsável: BR1980
RESUMO

Objetivo:

Identificar na literatura as estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem para prevenção de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos.

Métodos:

Revisão integrativa, utilizando a estratégia PICo, tendo como questão norteadora "quais as estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem para prevenção de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos?" As buscas foram realizadas nas bases de dados Web of Science, MEDLINE via PubMed, CINAHL, Cochrane, Scopus e no índice bibliográfico LILACS via BVS, sendo analisados 12 estudos.

Resultados:

O Brasil se destacou com quatro publicações e os estudos de coorte, com nível de evidência IV, prevaleceram em seis artigos. As intervenções tecnológicas para prevenção de lesão por pressão no centro cirúrgico foram colchões para distribuição de pressão, dispositivo para redução de pressão no calcâneo, instrumentos validados específicos para a classificação do risco de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos, além de superfícies de apoio contendo polímero viscoelástico e outros utensílios para alívio da pressão decorrente do peso e de dispositivos médicos. Com relação às intervenções educativas, destacaram-se os protocolos, os treinamentos e a simulação realística.

Conclusão:

Observou-se que essas estratégias reduziram a incidência de lesão por pressão, além de diminuírem os custos e garantirem a satisfação dos pacientes.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Enfermagem / Lesão por Pressão / Posicionamento do Paciente / Período Perioperatório / Período Intraoperatório Aspecto clínico: Etiologia / Prognóstico Idioma: Português Revista: Estima (Online) Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Universidade Estadual do Piauí/BR