Your browser doesn't support javascript.
loading
A canção de si: a música como instrumento de intervenção na clínica do traumático / The song of self: music as an instrument of intervention in trauma clinic / Le chanson de soi: la musique comme instrument d'intervention dans la clinique du traumatisme / La canción de sí mismo: la música como instrumento de intervención en la práctica clínica del trauma
Nogueira, Tiago Sanches.
Afiliação
  • Nogueira, Tiago Sanches; Universidade de São Paulo - USP. São Paulo. BR
Rev. latinoam. psicopatol. fundam ; 24(2): 460-475, jun. 2021.
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS, Index Psicologia - Periódicos | ID: biblio-1289804
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO
Seguindo a hipótese de que o choque provocado por um acontecimento violento tem o poder de exilar o sujeito do circuito da pulsão invocante, discutimos a contribuição que uma oficina de composição de canções tem a oferecer para a transformação desse impacto traumático em narrativa. A partir da constatação de que a subtaneidade desse inesperado produz um fenômeno típico — o silenciamento do sujeito —, apostamos que nosso dispositivo de intervenção possa vir a possibilitar aos sujeitos afetados por experiências de violência e de desenraizamento, o compartilhamento e a reintegração de suas partes exiladas no momento do traumatismo. Ao final, conclui-se que o papel de passador/espectador exercido pelos próprios participantes, pelas pessoas que circulam pela instituição, ou ainda pelo próprio mediador, faz com que se autentique a voz pulsante daqueles que ali cantam, transformando-os em verdadeiros produtores de prazer.
ABSTRACT
Following the hypothesis that the shock caused by a violent event may exile the subject from the invoking drive circuit, we discuss the contribution that a songwriting workshop has to offer to transform this traumatic impact into narrative. As we realize that the suddenness of this unexpected event produces a typical phenomenon - the muting of the subject -, we found that our intervention device may allow subjects affected by violent and uprooting experiences to share and reintegrate the parts they exiled during the traumatic event. We conclude that the role of passer-by/spectator played by participants, by the people who circulate in the institution, or still by the mediator himself, makes the pulsating voice of those who sing authentic, transforming them into true producers of pleasure.
En partant de l'hypothèse que le choc provoqué par un événement violent est capable d'exiler le sujet du circuit de la pulsion invocante, nous discutons la contribution qu'un atelier de composition de chansons peut apporter à la transformation de cet impact traumatique en récit. Étant donné que la soudaineté de cet inattendu produit un phénomène typique, le mutisme du sujet, nous misons sur le fait que notre dispositif d'intervention peut permettre aux sujets affectés par des expériences de violence et de déracinement de partager et de réintégrer de ses parties exilées au moment du traumatisme. Nous concluons que le rôle de passeur/spectateur exercé par les participants, par les personnes qui circulent dans l'institution, ou encore par le médiateur, rend authentique la voix palpitante de ceux qui y chantent, les transformant en véritables producteurs de plaisir.
RESUMEN
Siguiendo la hipótesis de que la conmoción causada por un evento violento tiene el poder de exiliar al sujeto del circuito de la pulsión invocante, discutimos la contribución de un taller de composición musical a la transformación de este impacto traumático en narrativa. A partir de la constatación de que lo repentino de este suceso inesperado produce un fenómeno típico — el silenciamiento del sujeto —, consideramos que nuestro dispositivo de intervención puede llegar a permitir que los sujetos afectados por experiencias de violencia y desarraigo compartan y reintegren las partes exiliadas en el momento del trauma. Para finalizar, se concluye que el papel de transeúnte/espectador ejercido por los propios participantes, por las personas que circulan en la institución o incluso por el propio mediador, hace que la voz pulsante de quienes cantan allí sea auténtica, transformándolos en verdaderos productores de placer.


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: Index Psicologia - Periódicos / LILACS Idioma: Português Revista: Rev. latinoam. psicopatol. fundam Assunto da revista: Psiquiatria / Psicopatologia Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de São Paulo - USP/BR

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: Index Psicologia - Periódicos / LILACS Idioma: Português Revista: Rev. latinoam. psicopatol. fundam Assunto da revista: Psiquiatria / Psicopatologia Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de São Paulo - USP/BR
...