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O significado de jogar Xbox Kinect boliche na percepção de idosos residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) / The meaning of playing Xbox Kinect bowling in the perception of elderly residents of a Nursing Home / El significado de jugar a los bolos de Xbox Kinect en la percepción de los residentes mayores de un Centro de atención a largo plazo para ancianos (ILPI)
Rosa, Andressa da Silva; Felice, Bárbara Furniol; Yonamine, Monica Tiemi; Santos, Laís Cristina Barbosa; Silva, Raíssa Renata; Cruz, Thaynara Mioti Barbosa da; Lima-Silva, Thais Bento; Chubaci, Rosa Yuka Sato.
Afiliação
  • Rosa, Andressa da Silva; Universidade de São Paulo. Graduação em Gerontologia. São Paulo. BR
  • Felice, Bárbara Furniol; Universidade de São Paulo. Graduação em Gerontologia. São Paulo. BR
  • Yonamine, Monica Tiemi; Universidade de São Paulo. Graduação em Gerontologia. São Paulo. BR
  • Santos, Laís Cristina Barbosa; Universidade de São Paulo. Graduação em Gerontologia. São Paulo. BR
  • Silva, Raíssa Renata; Universidade de São Paulo. Graduação em Gerontologia. São Paulo. BR
  • Cruz, Thaynara Mioti Barbosa da; Universidade de São Paulo. Graduação em Gerontologia. São Paulo. BR
  • Lima-Silva, Thais Bento; Universidade de São Paulo. Graduação em Gerontologia. São Paulo. BR
  • Chubaci, Rosa Yuka Sato; Universidade de São Paulo. Graduação em Gerontologia. São Paulo. BR
Rev. Kairós ; 22(3): 319-333, set. 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, Index Psicologia - Periódicos | ID: biblio-1392869
Biblioteca responsável: BR195.3
RESUMO
Estudos da literatura sugerem que os jogos com grandes deslocamentos no centro de massa e alterações na base de apoio desafiam o equilíbrio e são suficientes para melhorar o controle postural durante atividades funcionais, assim como promovem a interação social. Este estudo objetivou levantar os benefícios proporcionados pela atividade de jogar o Xbox boliche em idosos institucionalizados, e as motivações que os levaram a participar dela. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como base a Fenomenologia Social de Schütz, e aplicando-se como Instrumento a Escala de Depressão Geriátrica (EDG). Participaram do estudo 14 residentes de uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos). Os resultados mostram-nos que esse tipo de atividade melhorou o humor da maioria dos participantes, além de aumentar a interação social e a satisfação dos residentes.
ABSTRACT
Studies in the literature suggest that games with large displacements in the center of mass and changes in the support base defy balance and are sufficient to improve postural control during functional activities, as well as promoting social interaction. This study aimed to survey the benefits provided by the activity of playing Xbox bowling in institutionalized elderly, and the motivations that led them to participate in it. A qualitative research was carried out using Schütz Social Phenomenology as the basis and applying the Geriatric Depression Scale (EDG) as an instrument.

Methods:

14 residents of an Nursing Home participated in the study. Results and considerations The result showed us that this type of activity improved the mood of most participants, in addition to increasing social interaction and residents' satisfaction.
RESUMEN
Los estudios en la literatura sugieren que los juegos con grandes desplazamientos en el centro de masa y cambios en la base de soporte desafían el equilibrio y son suficientes para mejorar el control postural durante las actividades funcionales, así como para promover la interacción social. Este estudio tuvo como objetivo analizar los beneficios proporcionados por la actividad de jugar bolos de Xbox en ancianos institucionalizados, y las motivaciones que los llevaron a participar en él. Se realizó una investigación cualitativa, utilizando la Fenomenología Social de Schütz como base, y aplicando la Escala de Depresión Geriátrica (EDG) como instrumento. Participaron en el estudio 14 residentes de un LTCF (Centro de atención a largo plazo para ancianos). Los resultados nos muestran que este tipo de actividad mejora el estado de ánimo de la mayoría de los participantes, además de aumentar la interacción social y la satisfacción de los residentes.
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: Index Psicologia - Periódicos / LILACS Assunto principal: Jogos Eletrônicos de Movimento Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Idoso / Idoso, 80 anos ou mais / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. Kairós Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de São Paulo/BR

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: Index Psicologia - Periódicos / LILACS Assunto principal: Jogos Eletrônicos de Movimento Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Idoso / Idoso, 80 anos ou mais / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. Kairós Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de São Paulo/BR
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