Your browser doesn't support javascript.
loading
A gestão em saúde na graduação médica: abordagens e concepções nas diretrizes curriculares (2001 ­ 2014)
Pereira, Carolina Barreto; Lima, Ana Maria Freire de Souza; Pinto, Hêider Aurélio.
Afiliação
  • Pereira, Carolina Barreto; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Santo Antônio de Jesus. BR
  • Lima, Ana Maria Freire de Souza; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Santo Antônio de Jesus. BR
  • Pinto, Hêider Aurélio; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Santo Antônio de Jesus. BR
Saúde Redes ; 8(2): 97-114, 20220913.
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1400638
Biblioteca responsável: BR1973.9
RESUMO

Objetivos:

compreender como a literatura tem abordado a gestão em saúde na graduação em medicina e como esse tema aparece nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001 e de 2014.

Métodos:

revisão da literatura nas bases SciELO, LILACS e MEDLINE e análise comparativa das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina (2001 e 2014).

Resultados:

Os estudos abordam as transformações na educação médica brasileira a partir da influência de reformas internacionais, bem como pelo surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A concepção de gestão em saúde nas Diretrizes de 2001 estava mais próxima às teorias tradicionais da administração, enquanto que em 2014, além de ser inserida como uma das três áreas de formação, ela passa a ser um eixo de competências articuladas, com maior ênfase na microgestão, na gestão do processo de trabalho do próprio profissional e da equipe e a organização dos serviços.

Conclusões:

Houve melhorias na regulamentação do ensino da medicina, valorizando a formação em serviços do SUS, com fortalecimento da atenção primária, da medicina de família e comunidade e da saúde coletiva, e mudanças na concepção de gestão em saúde convergentes com os princípios e as políticas públicas de saúde vigentes e indução da integração ensino-serviço. Apesar dos avanços no marco regulatório, a adequação desses currículos na prática ainda é um processo em construção. É preciso acompanhar o cumprimento das diretrizes, avançar na qualidade da educação médica e investir nas condições para realização contínua da integração ensino-serviço com vistas ao atendimento das necessidades de saúde da população.
Licença
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Guideline Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Assunto da revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Guideline Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Assunto da revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil