Your browser doesn't support javascript.
loading
Neuroética: comienza el reinado de las neurociencias en la fundamentación de la ética / Neuroethics: the reign of neuroscience begins in the foundation of the ethics / Neuroética: começa o reinado das neurociências na fundamentação da ética
Figueroa, Gustavo.
Afiliação
  • Figueroa, Gustavo; Universidad de Valparaíso. Departamento de Psiquiatría. CL
Acta bioeth ; 28(2): 183-195, oct. 2022.
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1402936
Biblioteca responsável: CL58.1
RESUMEN
Resumen: 1] La neurociencia de la ética constituye un progreso al aplicar la ciencia empírica en la investigación del fenómeno moral. 2] Resaltar la importancia de afectos y sentimientos representa una compensación a la excesiva importancia dada a la razón en la formación de los juicios morales. 3] Existen graves dificultades metodológicas al no precisar los conceptos de "intuición", "afectos", "deber" y especialmente qué se entiende por "ética". 4] Pero la investigación científica aprehende al hombre como una "entidad" en sí (presente) y no como una "existencia" (futuro), vale decir, ser-en-el-mundo. 5] En lugar de "tener" una moral el ser humano "es" moral y, como tal, es un proyecto lanzado hacia su más auténtica posibilidad que consiste en apropiarse de su ser-para-la-muerte.
ABSTRACT
Abstract: 1] The Neuroscience of Ethics constitutes a progress when applying empirical science in the investigation of the moral phenomenon. 2] Emphasizing the importance of affects and feelings represents a compensation for the excessive importance given to reason in the formation of moral judgments. 3] There are serious methodological difficulties by not specifying the concepts of intuition, affections, duty and especially what is understood by ethics. 4] But scientific research apprehends man as an "entity" in himself (present) and not as an "existence" (future), that is, being-in-the-world. 5] Instead of "having" a moral, the human being "is" moral and as such is a project thrown towards its most authentic possibility that consists of appropriating its being-for-death.
RESUMO
Resumo: 1] A neurociência da ética constitui um progresso ao aplicar a ciência empírica na investigação do fenômeno moral. 2] Ressaltar a importância de afetos e sentimentos representa uma compensação à excessiva importância dada à razão na formação dos juízos morais. 3] Existem graves dificuldades metodológicas ao não precisar os conceitos de "intuição", "afetos", "dever" e especialmente o que se entende por "ética". 4] Porém a investigação científica apreende o homem como uma "entidade" em si (presente) e não como una "existência" (futuro), vale dizer, ser-no-mundo. 5] Em lugar de "ter" uma moral o ser humano "é" moral e, como tal, é um projeto lançado à sua mais autêntica possibilidade, que consiste em apropriar-se de seu ser-para-a-morte.
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Bioética / Neurociências Aspecto: Aspectos éticos Limite: Humanos Idioma: Espanhol Revista: Acta bioeth Assunto da revista: Bioética / Ética Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Chile Instituição/País de afiliação: Universidad de Valparaíso/CL

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Bioética / Neurociências Aspecto: Aspectos éticos Limite: Humanos Idioma: Espanhol Revista: Acta bioeth Assunto da revista: Bioética / Ética Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Chile Instituição/País de afiliação: Universidad de Valparaíso/CL
...