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Potencial evocado auditivo Mismatch Negativity em músicos adultos / Mismatch Negativity auditory evoked potentials in adult musicians / Potencial evocado auditivo Mismatch Negativity en músicos adultos
Nascimento, Lissandro Werlang do; Schwade, Laura Flach; Didoné, Dayane Domeneghini; Sleifer, Pricila.
Afiliação
  • Nascimento, Lissandro Werlang do; s.af
  • Schwade, Laura Flach; s.af
  • Didoné, Dayane Domeneghini; s.af
  • Sleifer, Pricila; s.af
Distúrbios da comunicação ; 33(3): 490-499, set.2021. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1410551
Biblioteca responsável: BR195.3
RESUMO

Introdução:

Mismatch Negativity (MMN) é um exame objetivo que não depende da realização de tarefas nem da atenção do sujeito. Tem sido utilizado para estudar o processamento auditivo relacionado à detecção automática de mudanças auditivas.

Objetivo:

Analisar latências e amplitudes do MMN em músicos adultos e comparar os resultados com um grupo controle de não músicos normouvintes.

Método:

Estudo transversal e comparativo. A amostra foi composta por 69 sujeitos, 40 sujeitos não músicos (grupo controle) e 29 sujeitos músicos (grupo estudo) todos com no mínimo três anos de experiência musical e idades superiores a 18 anos. Todos realizaram avaliação auditiva periférica e o MMN.

Resultados:

A média das latências e amplitudes do grupo controle foram, respectivamente, 173,61ms (±49.80) e 4,25µV (±3.60) e do grupo estudo foram, respectivamente, 144,23ms (±17.58) e 5,12µV (±2.73). Houve diferença estatisticamente significante entre os grupos por orelha (p<0,05), sendo a média das latências e amplitudes do grupo estudo de 140,08ms na orelha direita e 148,37ms na orelha esquerda, e 4,83µV na orelha direita e 5,41µV na orelha esquerda.

Conclusão:

O grupo de músicos apresentou melhores resultados, como menor latência e maior amplitude do MMN, evidenciando melhor processamento do estímulo acústico em nível central.
ABSTRACT

Introduction:

Mismatch Negativity (MMN) is an objective exam that does not depend on the subjects' task performance or attention. It is regularly used to study auditory processing relative to the automatic detection of auditory changes.

Objective:

To analyze the latencies and amplitudes of MMN in adult musicians and compare the results with those of the control group of normal hearing non-musicians.

Methods:

This is a cross sectional and comparative study. The sample consisted of 69 subjects, aged between 18 and 59 years, with 40 non-musician subjects (control group) and 29 musicians (study group) with at least 3 years of musical expertise, and ages over 18 years. All patients were assessed by peripheral auditory evaluation and MMN.

Results:

The mean latencies and amplitudes were 173.61 ms (±49.80) and 4.25µV (±3.60) in the control group, and 144.23 ms (±17.58) and 5.12µV (±2.73) in the study group. There was a significant difference between the groups per ear (p<0.05), and the mean latencies and amplitudes in the study group were 140.08 ms in the right ear and 148.37 ms in the left while the values of amplitude were 4.83µV in the right ear and 5.41µV in the left ear.

Conclusion:

The musicians presented better results for MMN, such as lower latency and greater amplitude, showing evidence of improved acoustic stimulus processing at the central level.
RESUMEN

Introduccion:

Mismatch Negativity (MMN) es un examen objetivo que no depende del desempeño de las tareas ni de la atención del sujeto. Se há utilizado para estudiar el procesamiento auditivo relacionado com la detección automática de câmbios auditivos.

Objetivo:

Analizar las latencias y amplitudes del MMN en músicos adultos y comparar los resultados con un grupo de control de músicos normales.

Metodos:

Estudio transversal y comparativo. La muestra estuvo compuesta por 69 sujetos, 40 sujetos no musicales (grupo de control) y 29 sujetos músicos (grupo de estudio) todos con al menos tres años de experiencia musical y mayores de 18 años. Todos se sometieron a evaluación de audición periférica y MMN.

Resultados:

El promedio de las latencias y amplitudes del grupo control fueron, respectivamente, 173.61ms (± 49.80) y 4.25µV (± 3.60) y del grupo de estudio, respectivamente, 144.23ms (± 17.58) y 5.12 µV (± 2,73). Hubo una diferencia estadísticamente significativa entre los grupos por oído (p <0.05) y el promedio de las latencias y amplitudes del grupo estudiado fue de 140.08ms en el oído derecho y 148.37ms en el oído izquierdo, y 4.83µV en el oído derecho y 5 .41 µV en el oído izquierdo.

Conclusión:

El grupo de músicos presentó mejores resultados, como menor latencia y mayor amplitud MMN, mostrando un mejor procesamiento del estímulo acústico a nivel central.
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Potenciais Evocados Auditivos / Música Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo de prevalência / Fatores de risco Limite: Adulto / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Distúrbios da comunicação Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Artigo

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Potenciais Evocados Auditivos / Música Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo de prevalência / Fatores de risco Limite: Adulto / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Distúrbios da comunicação Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Artigo
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