Your browser doesn't support javascript.
loading
Interdisciplinaridade no cuidado às mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal
Mezaroba, Ernanda; Araujo, Bárbara Rodrigues; Canabarro, Simone Travi; Mattei, Franciele.
Afiliação
  • Mezaroba, Ernanda; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre. BR
  • Araujo, Bárbara Rodrigues; Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Porto Alegre. BR
  • Canabarro, Simone Travi; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre. BR
  • Mattei, Franciele; Prefeitura Municipal de Lajeado. Lajeado. BR
Saúde Redes ; 8(3): 479-492, 20221231.
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1426209
Biblioteca responsável: BR1973.9
RESUMO

Objetivo:

descrever a experiência exitosa na perspectiva do trabalho interdisciplinar a mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal.

Métodos:

trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência sobre o trabalho em equipe, realizado por profissionais de saúde a mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal, em uma Estratégia de Saúde da Família localizada em um município no interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a metodologia de trabalho iniciou em meados de 2019 e, atualmente, está consolidada dentre as estratégias de qualificação do serviço.

Resultados:

a integração das forças de trabalho entre as diferentes categorias profissionais possibilitou aumentar o potencial de resolutividade e a garantia de uma atenção integral às mulheres durante a gravidez e puerpério. Além disso, o cuidado em conjunto propiciou o exercício da interdisciplinaridade, a aproximação entre os membros da equipe e o desenvolvimento de novas capacidades profissionais para uma atuação colaborativa em equipe voltada à qualificação da assistência ao pré-natal e puerpério. Considerações finais a ampliação da integração entre a equipe permitiu que diferentes olhares, ao longo do acompanhamento do período gravídico-puerperal por meio da construção e reconstrução de conhecimentos e das interações constantes entre os profissionais, contribuíssem para assegurar a qualidade da assistência. Ademais, a metodologia adotada não demandou investimentos financeiros adicionais para o sistema de saúde, visto que dependeu do protagonismo e responsabilização dos profissionais.
Licença
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Assunto da revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Assunto da revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil