Your browser doesn't support javascript.
loading
A eficácia da terapia de movimento induzido por contensão em crianças menores de 3 anos: uma revisão sistemática / The efficacy of restraint-induced movement therapy in children under 3 years of age: asystematic review
Rodrigues, Gabriela de Souza; Ferreira, Elkmara Gabriela; Teixeira, Caroline Pires; Souto, Deisiane Oliveira.
Afiliação
  • Rodrigues, Gabriela de Souza; Faculdade de Santa Luzia (UNIESP). Santa Luzia (MG). BR
  • Ferreira, Elkmara Gabriela; Faculdade de Santa Luzia (UNIESP). Santa Luzia (MG). BR
  • Teixeira, Caroline Pires; Faculdade de Santa Luzia (UNIESP). Santa Luzia (MG). BR
  • Souto, Deisiane Oliveira; Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte (MG). BR
Fisioter. Bras ; 23(5): 760-773, 2022-10-12.
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1436539
Biblioteca responsável: BR1561.1
RESUMO

Introdução:

A terapia de movimento induzido por contensão (TMIC) é a abordagem de tratamento mais utilizada na reabilitação do membro superior de crianças com Paralisia Cerebral Unilateral (PCU) e Paralisia Braquial Perinatal (PBP). Protocolos adaptados da TMIC (Baby-TMIC) têm sido utilizados em crianças menores que três anos, porém seus benefícios não são totalmente conhecidos.

Objetivo:

Avaliar a eficácia da Baby-TMIC na reabilitação do membro superior de crianças com comprometimentos unilaterais menores que 3 anos de idade.

Métodos:

Trata-se de uma revisão sistemática. A busca e a seleção dos estudos foram realizadas por dois investigadores independentes durante o período de maio de 2021, nas bases Pubmed, Embase, PEDro, Lilacs e Scielo. A escala PEDro foi utilizada para avaliar a qualidade metodológica dos estudos. A qualidade geral das evidências e a força das recomendações foram avaliadas pela GRADE.

Resultados:

Cinco estudos foram incluídos e incorporaram um total de 190 crianças, com idade variando de 6 a 30 meses. Quatro estudos envolveram crianças com PCU e apenas um estudo envolveu crianças com PBP. Os escores da escala PEDro variaram de 5 a 7, com média 5,8 pontos. A Baby-TMIC resultou em melhorias no desempenho bimanual, unimanual, função motora grossa, atividades de vida diária e movimentação ativa. A qualidade da evidência variou de baixa a muito baixa.

Conclusão:

Esta revisão fornece as evidências mais atualizadas sobre a eficácia da Baby-TMIC na reabilitação do membro superior de crianças com PCU e PBP menores de 3 anos.
Palavras-chave
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Guideline / Systematic_reviews Idioma: Pt Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Guideline / Systematic_reviews Idioma: Pt Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil
...