Your browser doesn't support javascript.
loading
Ablação septal por radiofrequência na cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva: a troponina é bom marcador de sucesso terapêutico? / Radiofrequency septal ablation in obstructive hypertrophic cardiomyopathy: is troponin a good marker of therapeutic success?
Donadon, Natan Alevato; Domingos, Sara R Alcalde; Valdigem, Bruno Pereira; Correia, Edileide de Barros; Vilela, Andrea de Andrade; Paladino Filho, Antônio Tito; Assef, Jorge Eduardo; Bruscky, Larissa Ventura Ribeiro.
Afiliação
  • Donadon, Natan Alevato; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Domingos, Sara R Alcalde; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Valdigem, Bruno Pereira; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Correia, Edileide de Barros; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Vilela, Andrea de Andrade; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Paladino Filho, Antônio Tito; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Assef, Jorge Eduardo; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Bruscky, Larissa Ventura Ribeiro; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo ; 33(2B): 120-120, abr. 2023. tab, ilus
Artigo em Português | CONASS, Sec. Est. Saúde SP, SESSP-IDPCPROD, Sec. Est. Saúde SP | ID: biblio-1437857
Biblioteca responsável: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

A terapia de redução septal na Cardiomiopatia Hipertrófica Obstrutiva (CMHO) é indicada quando há sintomas refratários à terapêutica otimizada. Dentre estas terapias, recentemente foi proposta a ablação septal por radiofrequência (RF) com cateteres utilizados na eletrofisiologia para ablação de arritmias atriais e ventriculares. A ablação por RF é realizada com auxílio de ecocardiograma transesofágico com melhor controle da área abordada e redução do risco de lesões ao sistema de condução. Este trabalho tem como intuito apresentar uma série de casos de pacientes com CMHO que foram abordados por meio de ablação septal por RF, avaliando-se se a elevação dos níveisséricos de troponina, marcadores de injúria miocárdica,se correlacionam com a redução do gradiente intraoperatório e consequente sucesso terapêutico.

MÉTODOS:

Estudo observacional, do tipo coorte histórica por análise de prontuário.As variáveis foram descritas por estatísticas de posição e escala para variáveis contínuas e frequências absolutas e relativas para variáveis categóricas (ou categorizadas).As análisesforam realizadas com auxílio do software R (R Core Team, 2022). E os testes de hipótese utilizarão nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

Foram analisados 36 pacientes, sendo 18 (50%) do sexo masculinos, com média de idade de 57.8 anos (DP 10.15 anos). A troponina foi dosada no pré-operatório e no pós-operatório imediato, sendo descrita como número de vezes acima do valor de referência. Observou-se uma elevação acima dos valores de referência em 83,3% dos pacientes analisados, e antes do procedimento, dois pacientesjá apresentavam troponina acima do valor de referência, e se mantiveram acima após. Também se observou uma redução do GVSVE no intraoperatório de 38.3mmHg [30.7 a 45.8] com p<0,01. O gráfico 1 apresenta a relação do logaritmo do número de vezes da troponina acima do valor de referência contra o gradiente máximo pós-procedimento e das respectivas diferenças em relação ao valor de base (pré-procedimento). A correlação de Spearman foi respectivamente 0,47 (p = 0,065), não evidenciando uma correlação entre os achados.

CONCLUSÃO:

Por ser a troponina um marcador de injúria miocárdica, poderia se correlacionar com a queda do GVSVE na ablação por RF. Todavia, não foi observada tal concordância, apesar dos valores de troponina estarem maiores pós procedimento. Concluímos que a troponina não deve ser usada como marcador de sucesso terapêutico.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: CONASS / Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Troponina / Ablação por Radiofrequência Tipo de estudo: Estudo observacional Idioma: Português Revista: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: CONASS / Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Troponina / Ablação por Radiofrequência Tipo de estudo: Estudo observacional Idioma: Português Revista: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
...