Your browser doesn't support javascript.
loading
Conhecimentos e atitudes dos encarregados de educação e educadores de infância das crianças em idade pré-escolar acerca da prevenção do abuso sexual / Knowledge and attitudes of parents and kindergarten teachers about the prevention of sexual abuse
Coimbra; s.n; set. 2023. 116 p. tab., ilus..
Tese em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1531686
Biblioteca responsável: PT45
Localização: PT45
RESUMO
Enquadramento Este relatório representa o trabalho desenvolvido ao longo da componente clínica de Mestrado da área específica de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, no qual foi, também, conduzido um projeto de investigação na área do abuso sexual de crianças/jovens. Este é um grave problema de violência, que se traduz numa experiência adversa na infância com consequências para a saúde física, mental e comportamental. É reconhecido que os pais e outros cuidadores desempenham um papel fundamental na prevenção do abuso sexual, contudo, em Portugal é escassa a investigação neste âmbito.

Objetivos:

Caracterizar os contextos clínicos onde decorreu o estágio; Contribuir para a redução de casos de abuso sexual de crianças e jovens; Caracterizar conhecimentos, atitudes e práticas de educação de pais/encarregados de educação, e conhecimentos e atitudes das educadoras de infância, acerca da prevenção do abuso sexual de crianças; Descrever as atividades realizadas em estágio e refletir sobre o seu contributo para o desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista.

Metodologia:

O estudo de investigação conduzido foi do tipo transversal exploratório, de carácter descritivo e correlacional. Pais/encarregados de educação e educadores de infância das escolas selecionados de um concelho do centro de Portugal foram convidados a participar no estudo. Os questionários foram disponibilizados em Formulário Google ou em papel. Os dados foram analisados no SPSS, recorrendo a estatística descritiva e correlacional.

Resultados:

A investigação conduzida demostrou que, apesar, dos elevados níveis de conhecimento e atitudes positivas acerca da prevenção do abuso sexual dos pais/encarregados de educação e dos educadores de infância, há ainda algumas lacunas para as quais é necessário planear intervenções.

Conclusão:

As atividades realizadas durante a componente clínica possibilitaram mobilizar conhecimentos e habilidades que vão ao encontro das competências comuns e das competências específicas do Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Da componente de investigação emergiu a necessidade de realizar mais investigação, em Portugal, na área em apreço e implementar intervenções que permitam colmatar as lacunas identificadas ao nível dos conhecimentos, atitudes e práticas educativas dos pais/encarregados de educação e educadores de infância acerca da prevenção do abuso sexual.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Pais / Enfermagem em Saúde Pública / Abuso Sexual na Infância / Enfermagem em Saúde Comunitária / Enfermeiras Especialistas / Professores Escolares Idioma: Português Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Tese
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Pais / Enfermagem em Saúde Pública / Abuso Sexual na Infância / Enfermagem em Saúde Comunitária / Enfermeiras Especialistas / Professores Escolares Idioma: Português Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Tese
...