Your browser doesn't support javascript.
loading
Contributos do enfermeiro gestor na cultura de segurança / The nurse manager's contribution to safety culture
Coimbra; s.n; out 2023. 80 p. tab., ilus..
Tese em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1531689
Biblioteca responsável: PT45
Localização: PT45
RESUMO
RESUMO ENQUADRAMENTO O contexto e as condições em que se prestam cuidados de saúde são condicionantes de ambientes seguros. Os doentes, as famílias e os profissionais de saúde devem sentir confiança e abertura para discutir e antecipar fragilidades do sistema. Para isso é necessário priorizar, desenvolver e criar condições que permitam garantir uma cultura centrada na segurança (Despacho nº 9390/2021, 2021), cabendo ao enfermeiro gestor um papel decisivo em desenvolver e impulsionar estratégias que visem promover uma cultura de segurança, numa lógica de melhoria contínua (OE, 2018) justificando-se assim, a pertinência deste estudo.

OBJETIVOS:

Identificar as estratégias utilizadas pelos enfermeiros gestores que promovem a cultura de segurança e os fatores que condicionam a sua promoção na prática.

METODOLOGIA:

Realizou-se um estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, cujos participantes foram os enfermeiros gestores de um centro hospitalar da zona centro, selecionados intencionalmente. Os dados foram obtidos através de uma discussão de focus group. A análise de conteúdo foi efetuada segundo a perspetiva de Bardin (2016). Os aspetos éticos foram tidos em consideração, tendo sido garantido o anonimato e a confidencialidade.

RESULTADOS:

Os enfermeiros gestores identificaram a notificação de incidentes, a formação, a atribuição de áreas de responsabilidade, e as reuniões como algumas estratégias que implementam para promover a cultura de segurança. Consideraram ainda, a motivação, as competências, o envolvimento e colaboração, a documentação das práticas, a acreditação e a liderança alguns facilitadores da sua promoção. Porém, também identificaram alguns constrangimentos que a dificultam, nomeadamente as dotações insuficientes, a notificação punitiva, a interoperabilidade ineficiente, a resistência à mudança e a escassez e inoperacionalidade dos recursos materiais.

CONCLUSÕES:

Os enfermeiros gestores encontram-se numa posição privilegiada para proporcionar a implementação de estratégias promotoras da cultura de segurança, de acordo com a mais recente evidência e favorecer a segurança dos cuidados, porém deparam-se com alguns constrangimentos a ultrapassar.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Qualidade da Assistência à Saúde / Segurança / Atenção à Saúde / Enfermeiras Administradoras Idioma: Português Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Tese
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Qualidade da Assistência à Saúde / Segurança / Atenção à Saúde / Enfermeiras Administradoras Idioma: Português Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Tese
...