Your browser doesn't support javascript.
loading
Compreensão dos recursos didáticos utilizados em grupos educativos por profissionais da saúde do programa de Mestrado Profissional Interunidades em Formação Interdisciplinar em Saúde - USP / Understanding of the didactic resources used in educational groups by health professionals who are attending the Professional Master program Interunits in Interdisciplinary Health - USP
São Paulo; s.n; 20240301. 90 p.
Tese em Português | LILACS, BBO - Odontologia | ID: biblio-1537514
Biblioteca responsável: BR97.1
RESUMO
As demandas da Política Nacional de Atenção Básica, e a implementação das diretrizes da Política Nacional de Humanização, trazem no trabalho com os usuários, a importância do acolhimento, a realização da escuta qualificada das necessidades dos mesmos e o estabelecimento do vínculo profissional-usuário. Um dos requisitos para se promover saúde é por meio da educação em saúde. Uma das estratégias pedagógicas utilizadas por profissionais da saúde são os grupos educativos, que constituem espaços potenciais para a promoção da saúde, utilizando da educação em saúde.

Objetivo:

Identificar e analisar os recursos didáticos utilizados em grupos educativos por profissionais de saúde que cursaram o programa de Mestrado Profissional Interunidades em Formação Interdisciplinar em Saúde - USP entre o período de 2016 a 2020 e desenvolver um conteúdo interativo para profissionais de saúde acerca dos componentes do processo educativo para elaboração de grupos educativos.

Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, que utilizou da abordagem qualitativa deste grupo de profissionais da saúde no período referido. Os dados foram obtidos por meio de um questionário online, contendo perguntas abertas e perguntas fechadas, perguntas de identificação para caracterização da amostra e perguntas relacionadas ao objeto de estudo.

Resultados:

Obteve-se a participação de 27 integrantes do MPI, destes 19 participantes (70,37%) responderam já ter contribuído para grupo educativos no seu local de trabalho e 8 participantes (29,63%) responderam que não contribuíram. Dos que já contribuíram para grupos educativos, a maior parte das temáticas destes grupos, estavam relacionadas à ciclo de vida (33,3%) e Doenças Crônicas não Transmissíveis e Doenças Infecciosas (20,8%), sendo as outras temáticas sobre saúde mental e autocuidado (16,7%), promoção de saúde (8,4%), organização de trabalho (12,5%) e saúde bucal (8,3%). Dos participantes 83,3% usaram palestras expositivas e rodas de conversa como estratégia e método nos grupos, sendo que apenas 16,7% relataram ter usado atividades lúdicas. Sobre a utilização de ferramentas para avaliar indicadores de saúde e adesão nos grupos, 52,6% dos participantes responderam que não foi utilizada uma ferramenta e 47,7% responderam que utilizaram. Dos participantes, 57,9% relataram que dedicaram de 0 a 10 horas semanais para elaboração e execução dos grupos; 15,8% dedicaram de 11 à 20 horas semanais; 5,3% dedicavam de 21 à 25 horas semanais e 5,3% não tinham nenhuma ou muito pouca horas para dedicação nos grupos.

Conclusão:

Foram identificadas percepções sobre grupos educativos coerentes com a literatura e com o que é preconizado para educação em saúde. Entretanto, percebeu-se um distanciamento na efetividade dessas percepções em ações, relacionados aos decisores das temáticas dos grupos; recursos e ferramentas utilizadas; estratégias e métodos utilizados e a organização do processo de trabalho possibilitando a realização de grupos educativos. Isso reforça a importância de se olhar para grupos educativos com uma perspectiva mais ampliada e voltada para uma educação em saúde emancipatória e problematizadora, além de revelar a necessidade de capacitação de profissionais de saúde para atuarem em grupos educativos.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: Agenda de Saúde Sustentável para as Américas Problema de saúde: Objetivo 3: Recursos humanos em saúde / Objetivo 6: Sistemas de informação em saúde Base de dados: BBO - Odontologia / LILACS Assunto principal: Educação em Saúde / Promoção da Saúde Idioma: Português Ano de publicação: 2024 Tipo de documento: Tese
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: Agenda de Saúde Sustentável para as Américas Problema de saúde: Objetivo 3: Recursos humanos em saúde / Objetivo 6: Sistemas de informação em saúde Base de dados: BBO - Odontologia / LILACS Assunto principal: Educação em Saúde / Promoção da Saúde Idioma: Português Ano de publicação: 2024 Tipo de documento: Tese
...