Your browser doesn't support javascript.
loading
A fotografia e a “descoberta” da histeria / La photographie et la “découverte” de l’hystérie / La fotografía y el “descubrimiento” de la histeria / Photography and the “discovery” of hysteria
Florsheim, David Borges.
Afiliação
  • Florsheim, David Borges; s.af
Psicol. USP ; 27(3): 404-413, set.-dez. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-835153
Biblioteca responsável: BR85.1
RESUMO
Historicamente marcado na oposição entre orgânico e psíquico, o conceito de histeria continua no centro de controvérsias entre saberes influentes como psicanálise e psiquiatria. Contrapondo uma concepção que defende a existência de um mundo independente da mente humana (realismo) e uma que a nega (antirrealismo), buscamos pensar como se deu a criação desse conceito. Em acordo com o movimento científico do século XIX, o médico francês Jean-Martin Charcot utilizou a fotografia, entendida na época como a “verdadeira retina” do cientista, para criar uma classificação do ser humano. Inserir essa construção de conhecimento em seu contexto sociocultural possibilita diversos questionamentos quanto à sua objetividade. Nossa concepção é a de que refletir criticamente sobre a formação dos conceitos contribui com elementos para um melhor exercício da alteridade no interior da psicopatologia.
Historiquement marqué par l’opposition entre l’organique et le psychique, l’hystérie continue au centre des débats entre d’influents savoirs tels que la psychanalyse et la psychiatrie. En mettant en contre-position deux conceptions - l’une qui défend l’existence d’un monde indépendant de la psyché humaine (réalisme) et l’autre qui la nie (anti-réalisme) - nous cherchons à penser comment s’est construit le concept de l’hystérie. Suivant le mouvement scientifique du siècle XIX, le médecin français Jean-Martin Charcot se sert de la photographie, sous-entendue à l’époque comme “véritable rétine” du scientiste, pour créer une typologisation de l’être humain. En insérant la construction de ce savoir en son contexte socioculturel, il est possible de se poser plusieurs questions sur son objectivité. Notre conception est de penser qu’une critique réflexive sur la formation des concepts apporte des éléments pour un meilleur exercice de l’altérité au sein de la psychopathologie.
RESUMEN
Históricamente marcado por la oposición entre lo orgánico y lo psicológico, el concepto de histeria sigue en el centro de la controversia entre los conocimientos influyentes como lo de psicoanálisis y la psiquiatría. Contrastando una concepción que defiende la existencia de un mundo independiente de la mente humana (realismo) a otra concepción que la niega (anti-realismo), buscamos investigar cómo se creó el concepto de histeria. De acuerdo con el movimiento científico del siglo XIX, el médico francés Jean-Martin Charcot utilizó la fotografía, entendida en su momento como la “verdadera retina” del científico, para crear una clasificación de lo humano. Introducir esta construcción del conocimiento en su contexto sociocultural permite muchas preguntas acerca de su objetividad. Nuestra concepción es que reflejar críticamente sobre la formación de los conceptos contribuye con elementos que visan mejorar el ejercicio de la alteridad dentro de la psicopatología.
ABSTRACT
The concept of hysteria has been historically situated in the opposition between the organic and the mental.It continues to be at the center of controversies between important areas, such as psychoanalysis and psychiatry. Wetried to elucidate the origin of the concept of hysteria by contrasting a conception that defends the existence of aworld independent of the human mind (realism), and another that denies it (antirealism). Following the scientific trendof the 19th century, the French physician Jean-Martin Charcot used photography – at that time photography wasseen as the scientist’s “true retina” – to create a typology of human beings. Situating this construction of knowledgeand its sociocultural context provokes a questioning as to its objectivity. Our suggestion is that to think in a criticalway about the origin of the concepts gives us elements for a better exercise of alterity in psychopathology.
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Psicopatologia / Fotografação / Histeria Idioma: Inglês / Português Revista: Psicol. USP Assunto da revista: Psicologia / Sa£de Mental Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Artigo

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Psicopatologia / Fotografação / Histeria Idioma: Inglês / Português Revista: Psicol. USP Assunto da revista: Psicologia / Sa£de Mental Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Artigo
...