Your browser doesn't support javascript.
Violência intrafamiliar: vivências e percepções de adolescentes / Intra-family violence: experiences and perceptions of adolescents
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 21(1): e20170003, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-840445
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

OBJETIVOS:

Desvelar a violência intrafamiliar vivenciada por adolescentes e identificar se estas(es) se reconhecem em tal situação.

MÉTODOS:

Pesquisa qualitativa fundamentada na História Oral. Foram entrevistadas(os) oito adolescentes estudantes de uma escola pública de Salvador, Bahia, Brasil. Os dados foram sistematizados, conforme a Análise Temática e analisados com base nas temáticas: violência doméstica e adolescência.

RESULTADOS:

A história oral das(os) adolescentes desvela uma infância e adolescência marcada pela presença da violência conjugal entre os pais e vivência de agressões físicas, humilhações, abandonos e negligências. Embora tal contexto e suas repercussões para a saúde, as(os) adolescentes não se reconhecem enquanto vítimas.

CONCLUSÃO:

São necessárias ações de educação em saúde, no ambiente escolar e nos serviços de saúde, principalmente, no âmbito primário, no sentido de sensibilizar os profissionais para o reconhecimento e prevenção/enfrentamento da violência. Urge uma gestão que priorize esses elementos, enquanto política de governo.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Estudantes / Educação em Saúde / Violência Doméstica / Saúde do Adolescente / Pesquisa Qualitativa Limite: Adolescente / Humanos Idioma: Português Revista: Esc. Anna Nery Rev. Enferm Assunto da revista: Enfermagem Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal da Bahia/BR