Das técnicas específicas e do mundo vivido: implicações sobre o imitar e o criar na dança / About specific techniques and the living world: implications about the imitation and creation in dance
Pensar prát. (Impr.)
; 17(3): 849-864, jul/set.2014.
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: biblio-847757
Biblioteca responsável:
BR512.1
RESUMO
O presente estudo apresenta uma discussão referente à imitação e à criação de movimentos no contexto do ensino da dança. Trata-se de um ensaio teórico que fundamenta-se na fenomenologia de Merleau-Ponty (1991, 1999, 1974), na teoria do "semovimentar" humano de Kunz (2001) e na concepção de mímesis de Wulf (2005). O estudo aponta a necessidade de se construírem estratégias pedagógicas para que haja espaço para uma "imitação criativa", uma aprendizagem que permita a busca de um estilo próprio na execução/experimentação dos movimentos. Alem disso, indica possibilidades de se estabelecer um diálogo que valorize as experiências trazidas do mundo vivido de cada sujeito seu "mundo de movimentos" e as diversas formas de dançar (AU).
ABSTRACT
This study presents a discussion about the imitation and creation of movements in the context of teaching dance. It is a theoretical essay which is based on MerleauPonty's phenomenology (1991, 1999, 1974), on Kunz's self-move theory (2001) and on Wulf's mimesis conception (2005). This study points out the need to build pedagogical strategies so that a "creative imitation" arises, a learning which allows the search for one's own style when performing the movements. Besides, it shows the possibilities of holding a dialogue which gives value to the experiences brought from the living world of each person his or her world of movements and the different ways of dancing (AU).
RESUMEN
El estudio presenta una discusión referente a la imitación y a la creación de movimientos en el contexto de la enseñanza de la danza. Se trata de un ensayo teórico que se fundamenta en la fenomenología de Merleau-Ponty (1991, 1999,1974), en la teoría del "moverse" humano de Kunz (2001) y en la concepción de mimesis de Wulf (2005). El estudio apunta a la necesidad de construir estrategias pedagógicas para que haya espacio para una "imitación creativa", un aprendizaje que permita la búsqueda de un estilo proprio en la ejecución/experimentación de los movimientos. Más allá de eso, indica posibilidades de establecer un diálogo que valorice las experiencias traídas del mundo vivido de cada sujeto su "mundo de movimientos" y las diversas formas de danzar (AU).
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Disponível
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Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Dança
/
Educação
Tipo de estudo:
Pesquisa qualitativa
Idioma:
Português
Revista:
Pensar prát. (Impr.)
Assunto da revista:
Educação Física
Ano de publicação:
2014
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade Federal de Santa Catarina/BR
/
Universidade Federal de Santa Maria/BR