Your browser doesn't support javascript.
loading
Indicadores de prescrição médica nas unidades básicas de Saúde da Família no município de Campina Grande, PB / Prescription indicators in Family Health basic units of the municipal district of Campina Grande, PB
Farias, Andrezza Duarte; Cardoso, Maria Aparecida Alves; Medeiros, Ana Cláudia Dantas de; Belém, Lindomar de Farias; Simões, Mônica de Oliveira da Silva.
Afiliação
  • Farias, Andrezza Duarte; Secretaria de Saúde do Município de Campina Grande. Campina Grande. Brasil
  • Cardoso, Maria Aparecida Alves; Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas. Campina Grande. Brasil
  • Medeiros, Ana Cláudia Dantas de; Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. Brasil
  • Belém, Lindomar de Farias; Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. Brasil
  • Simões, Mônica de Oliveira da Silva; Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. Brasil
Rev. bras. epidemiol ; 10(2): 149-156, jun. 2007. tab
Article em Pt | LILACS-Express | CidSaude | ID: cid-56724
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1
ABSTRACT

INTRODUÇÃO:

O Sistema Unico de Saúde (SUS) assegura o acesso aos medicamentos, mediante a garantia da execução integral da Assistência Farmacêutica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu os Indicadores do Uso de Medicamentos com o intuito de descrever e avaliar aspectos que afetam a prática farmacêutica nos centros de saúde.

OBJETIVO:

Conhecer a(s) classes terapêuticas mais prescritas, segundo os indicadores de prescrição médica nas Unidades de Saúde da Família (UBSF) do município de Campina Grande.

MÉTODOS:

O estudo baseou-se nos Indicadores de Prescrição de Medicamentos propostos pela OMS. Os medicamentos foram classificados segundo a Anatomical Therapeutic Chemical Classification (ATC) e os dados analisados utilizando-se os programas EpiInfo 2000 e Excel.

RESULTADOS:

Foi prescrita uma média de 1,5 medicamentos por receita médica. A porcentagem de antibióticos prescritos foi de 21,1 por cento. Os medicamentos foram prescritos pelo nome genérico em 84,2 por cento das prescrições e apenas 1,1 por cento eram injetáveis. Faziam parte da lista de medicamentos padronizados 91,9 por cento dos prescritos. O grupo farmacológico mais prescrito foi o de antibióticos (21,0 por cento), seguido dos antiparasitários (18,4 por cento), analgésicos e antipiréticos (15,4 por cento), medicamentos para o aparelho digestivo (9,5 por cento) e respiratório (9,2 por cento).

CONCLUSÕES:

Percebe-se a importância de conhecer as principais demandas da comunidade, a fim de que os serviços possam planejar e realizar intervenções pertinentes às necessidades da população. Os indicadores apresentaram bons índices, demonstrando possível conseqüência da Política Nacional de Medicamentos e da realização da Conferência Municipal de Medicamentos e Assistência Farmacêutica.(AU)
Assuntos
Texto completo: 1 Coleções: 05-specialized Base de dados: CidSaude Assunto principal: Prescrições de Medicamentos / Atenção Primária à Saúde / Preparações Farmacêuticas / 36397 Idioma: Pt Revista: Rev. bras. epidemiol Assunto da revista: EPIDEMIOLOGIA / EPIDEMIOLOGY Ano de publicação: 2007 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil
Texto completo: 1 Coleções: 05-specialized Base de dados: CidSaude Assunto principal: Prescrições de Medicamentos / Atenção Primária à Saúde / Preparações Farmacêuticas / 36397 Idioma: Pt Revista: Rev. bras. epidemiol Assunto da revista: EPIDEMIOLOGIA / EPIDEMIOLOGY Ano de publicação: 2007 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil