Remoçäo de fluoreto de águas para abastecimento público pelo processo de osmose reversa / Fluoride removal from drinking water by reverse osmosis process
Säo Paulo; s.n; 2001. 150 p. ilus, tab.
Thesis
em Pt
| LILACS
| ID: lil-290582
Biblioteca responsável:
BR67.1
Localização: BR67.1/628.16*91 / BR67.1/Mtr 1004
RESUMO
Objetivo:
Mananciais säo abandonados para o abastecimento público por possuírem quantidades excessivas de fluoreto. Este trabalho objetivou estudar a remoçäo do íon fluoreto de águas sintéticas e naturais pelo processo de osmose reversa.Metodologia:
Foram utilizadas cinco águas sintéticas com concentraçöes de fluoreto de variando entre 3 e 17 mg/L, e duas águas naturais com concentraçöes de fluoreto de 3 e 12 mg/L. Os experimentos foram realizados em uma unidade de osmose reversa trabalhando por batelada, e para cada água foram realizados ensaios de osmose reversa com pressöes de 50, 75, 100, 150 e 200 psi. Foram verificadas as concentraçöes de fluoreto no permeado e no concentrado.Resultados:
Para as águas sintéticas obteve-se remoçöes de fluoreto entre 60 e 89 por cento. Enquanto que para as águas naturais obteve-se remoçöes de fluoreto entre 92 e 98 por cento.Conclusäo:
O processo de osmose reversa é eficiente para remover fluoreto de águas para abastecimento público. As concentraçöes de fluoreto obtidas no permeado das águas naturais foram bem abaixo do exigido pela legislaçäo para águas destinadas ao consumo humano. As concentraçöes de fluoreto obtidas no concentrado foram elevadas, devendo o seu destino final ser estudado. Os resultados obtidos para as águas sintéticas näo foram täo satisfatórios quanto os obtidos para as águas naturais.
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Osmose Inversa
/
Purificação da Água
/
Fluoretos
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2001
Tipo de documento:
Thesis
País de publicação:
Brasil