Your browser doesn't support javascript.
loading
Perfil vocal em pacientes com disfagia neurogênica / Vocal profile in patients with neurogenic dysphagia
Fono atual ; 8(33): 11-18, jul.-set. 2005. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-451488
Biblioteca responsável: BR1.2
RESUMO

Objetivo:

Identificar as manifestações vocais em sujeitos que apresentam disfagia.

Métodos:

Realizou-se análise de qualidade vocal por meio da escala RASAT e averiguou-se a presença ou ausência de voz úmida após a deglutição em dez indivíduos que apresentavam disfagia neurogênica, na faixa etária de 29 a 77 anos e submetidos a avaliação fonoaudiológica. Constituíram-se, também, como sujeitos da pesquisa seis fonoaudiólogos que responderam a um questionário com oito perguntas, uma aberta e sete fechadas, sobre a análise de características vocais de pacientes com disfagia neurogênica.

Resultados:

Constatou-se nos dez sujeitos prevalência da rouquidão, soprosidade e tensão na qualidade vocal e a voz úmida, após a deglutição, esteve presente em 50 por cento dos indivíduos. No levantamento de características vocais em pacientes com disfagia neurogênica, observadas pelas seis fonoaudiólogas, foram assinaladas em ordem decrescente voz úmida, rouquidão e soprosidade.

Conclusão:

As manifestações vocais de pacientes com disfagia neurogênica mais observadas nesta pesquisa foram rouquidão, soprosidade, tensão e voz úmida.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Qualidade da Voz / Transtornos de Deglutição / Distúrbios da Voz Limite: Adulto / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Fono atual Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: CEFAC/BR / Universidade Tuiuti do Paraná/BR